TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclos De Inovaçoes

Exames: Ciclos De Inovaçoes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 4

Os ciclos de inovação tecnológica

O começo da indústria é um marco na história das civilizações. Antes da era industrial, a base técnica das sociedades evoluía muito lentamente. Com a economia industrial, a produção de riquezas passou a ser determinada por revoluções tecnológicas sucessivas.

Desde o nascimento das primeiras fábricas, no final do século XVIII, a economia industrial desenvolve-se em longos ciclos. Esses ciclos começam com uma fase de rápida expansão das empresas inovadoras que quando lançam produtos novos aumentam a eficiência dos processos produtivos e conquistam mercados. A próxima fase é de estabilização e equilíbrio, com a difusão das novas tecnologias para o conjunto da economia e o acirramento da concorrência.

Os longos ciclos econômicos ajudam a esclarecer a organização do espaço geográfico e suas transformações. Nas últimas décadas, as inovações tecnológicas da era da informação vêm produzindo um meio geográfico organizado em torno das telecomunicações, das novas mídias e das redes digitais.

Na primeira imagem aparece uma empresa que recolhe computadores destinados a reciclagem.

Na segunda imagem aparecem os ciclos de inovação da economia industrial. O primeiro período é o ciclo hidráulico que conseguiram inventar a força hidráulica, os têxteis e o ferro. O segundo período é o ciclo do carvão que inventaram o carvão mineral, as ferrovias, os navios a vapor e a siderurgia. O terceiro período é o ciclo do petróleo que descobriram o petróleo e os produtos químicos, inventaram a eletricidade, os automóveis e o telefone. O quarto período é o ciclo da eletrônica que descobriram os petroquímicos, inventaram os eletrônicos e a aviação. O quinto e último período é o ciclo da informática que inventaram as redes digitais, o software, as novas mídias e a biotecnologia.

Meio natural e meio técnico

O meio técnico espalhou-se na era industrial. A conversação da energia em força mecânica propiciou a multiplicação da produtividade geral da economia. A indústria logo começou a fabricar máquinas e equipamentos para uso em outras indústrias e na agricultura. Os motores e as máquinas revolucionaram os transportes, na água, em terra e no ar

Os ciclos econômicos estão associados às formas de organização do espaço geográfico e à vaporização de determinados recursos naturais.

A máquina a vapor, desde meados do século XIX, atraiu as fábricas para as bacias carboníferas.

O ciclo do carvão propiciou uma “revolução nos transportes” com o começo das ferrovias e do navio a vapor. As estradas de ferro possibilitaram a implantação de sistemas de agricultura comercial em terras distantes dos portos marítimos e fluviais.

O ciclo do petróleo e da eletricidade configura a chamada “segunda Revolução Industrial”.

A energia elétrica libertou a indústria das localizações tradicionais, junto às bacias carboníferas e aos portos. Os motores elétricos transformaram os processos de produção industrial. O petróleo e o motor a combustão interna abriram caminho para o surgimento da indústria automobilística, que ocupou posição central nas estruturas de produção e de consumo durante o século XX. Com os veículos automotores, surgiram as redes rodoviárias, muito mais densas que as redes ferroviárias, e ampliou-se a fluidez do espaço geográfico. O automóvel modificou a estrutura interna e a paisagem das cidades.

Na primeira imagem é uma rede fluvial que é a base da circulação em espaços caracterizados pelo predomínio do meio natural.

Na segunda imagem é uma locomotiva na estrada de ferro. As ferrovias possibilitaram a conquista econômica de áreas distantes dos vales fluviais navegáveis.

Na terceira imagem são as pistas expressas de Los Angeles. O automóvel e as rodovias reorganizaram os espaços geográficos no século XX.

O meio tecnocientífico da era da informação

O “ciclo da eletrônica”, que impulsionou quase 30 anos de crescimento econômico contínuo, entrou em declínio na década de 1970.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com