Conceitos e Categorias em Geografia
Por: Izabel Paula • 1/4/2022 • Trabalho acadêmico • 657 Palavras (3 Páginas) • 184 Visualizações
[pic 1]
ACADEMICA: IZABEL PAULA ANUNCIAÇÃO TRINDADE
RGM – 37868
CURSO: GEOGRAFIA – BACHARELADO – 1º Ano
Docente: Mara Bernardelli – Conceitos e Categorias em Geografia
TRABALHO INDIVIDUAL
SCALCO, Raquel Faria. A ciência moderna e a construção de um saber sócio-espacial. IPTAN. Revista do Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves, v. 2, n.4, jul/dez, 2009.
- Em que autores e por qual razão a autora afirma: “... O mundo clama por novas formas de produção do conhecimento, baseadas em abordagens integradas entre as disciplinas e as diversas formas de saber.” (p.16).
R:Cassio Viana Hissa, a razão por essa afirmativa, é que além do conhecimento de tal assunto, não basta apenas tê-lo, precisa relacionar tanto a experiência descritiva como a experiência pratica, a geografia desde antes da modernidade, foi relacionado em dois aspecto a visual por Alexander von Humboldt onde ele foi ao campo pra um contato junto a paisagem e natureza entre outros recursos que visualizava, e com outra relevância contundente de Karl Ritter, dentro da uma biblioteca em pesquisas a fontes do conhecimento.
- Quais os conceitos chave utilizados pela Geografia e considerados como base para o conhecimento desta disciplina? Sua utilização é exclusiva desta ciência? Por quê?
R: a Geografia é uma ciência interdisciplinar tem como objetivo chave estudar o espaço, território, regiões e paisagem, e com o convívio do individuo dentro do espaço social com os conceitos filosóficos, e pensamentos. Com a evolução esse pensamento geográfico, foi evoluindo para outros campos, com conceituados estudos de filósofos tais como Ratzel e Vidal de La Blache, para um gênero mais humano.
3.Qual a importância das categorias e conceitos para uma ciência (no caso, a Geografia)? Isto pode se modificar ao longo do tempo? Por quais razões?
R: a importância esta associada na capacidade de unir, integrando o conhecimento e aplicar, com a evolução houve um rompimento mudando a geografia tradicional, para uma geográfica aplicada mais elaborada, com o uso de aparelhos tecnológicos, materializado em mapas todo esse planejamento que ficava apenas descritivo. E também podemos ressaltar a evolução, com a geografia critica que veio a surgir pra explicar o mundo, mas transforma os pensamentos e idéias entre o homem e o meio, a qual dependendo da atitude humana a paisagem a sua volta sofreria com transformações, que no fim resulta em alguma conseqüência podendo ser boa ou má.
4.No que se constitui e qual a importância da construção de um saber sócio-espacial, a partir da abordagem feita pela autora?
R: na abordagem da escritora ela salienta o objeto de estudo no caso espaço, com as categorias em analise (paisagem, lugar, região e território), para obter um resultado cientifico é necessário ter um conhecimento transdisciplinar para analisar a relação entre a natureza e sociedade, contudo sendo um assunto não simples porem complexo.
5. QUESTÃO EXCLUSIVA PARA O BACHARELADO Qual a importância da reflexão feita pela autora (necessidade de construção de um saber socioespacial) para se pensar no planejamento territorial?
...