TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO TUTELAR COLETIVO DO TRABALHO. CONCEITO DE CATEGORIA

Por:   •  18/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 3

DIREITO TUTELAR COLETIVO DO TRABALHO.

CONCEITO DE CATEGORIA.

A categoria sindical pode ser profissional ou econômica, a categoria profissional e a categoria sindical que visa a representar os interesses dos trabalhadores, conjunto de empregados em atividade similar ou conexa, já a categoria economia visa representar os interesses da atividade econômica os empregadores.

A representação de categoria e feitas pelos sindicatos sendo a grosso modo a categoria profissional representante dos empregadores e a profissional representante dos trabalhadores

Luciano Martinez, em sua obra Curso de Direito do Trabalho: relações individuais, coletivas e sindicais do trabalho, cita Ronaldo Mancuso, que esclarece que sob o ponto de vista sociológico e político “Categoria é o conjunto de pessoas que gozam, pela condição comum em que se encontram, da mesma posição com relação aos direitos e deveres políticos”. São integrantes da mesma categoria, por exemplo, industriários, comerciários e bancários no segmento dos trabalhadores e os donos da indústria, os comerciantes e os banqueiros, no segmento dos empregadores. (Renata Martins Rosa Professora de Direito do Trabalho na faculdade Anhanguera).

É importante salientar que a arquitetura dos Sindical gira, portanto, em torno do princípio que em função da categoria econômica se cria a categoria profissional. Se a empresa possui mais de uma atividade econômica sua definição se dá pela atividade predominante.

O direito do trabalho está dividido em dois segmentos;

O direito individual do trabalho, que se refere as relações entre trabalhadores e empregadores individualmente considerados.

O direito coletivo do trabalho que se refere as organizações coletivas de trabalhadores e empregadores.

Assim o direito coletivo do trabalho nas palavras do desembargador Sergio Pinto Martins é;

“O segmento do Direito do Trabalho encarregado de tratar da Organização Sindical, da negociação coletiva, dos contratos coletivos da representação dos Trabalhadores e da greve”, (Sergio Pinto Martins).

O direito coletivo do trabalho tem princípios próprios, liberdade sindical, autonomia, unicidade sindical, territorialidade.

O princípio da liberdade sindical derivada de um do princípio da liberdade de associação. Artigo 5º, inciso XVII, XX e artigo 8º, inciso V, da Constituição Federal senão vejamos;

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

 XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

XX - Ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;

Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:

 V - Ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato;

Diversos autores conceituam liberdade sindical, como por ser considerado direito fundamental e não só por ser princípio de Direito Coletivo do Trabalho.

O princípio da autonomia, o Estado reconhece o direito dos sindicatos regular seus próprios interesses; a Autonomia pode ser dividida em três partes para melhor entendimento;

 Autonomia organizativa, que resulta na criação de seus próprios estatutos.

 Autonomia Administrativa, aonde os sindicatos podem elaborar seus próprios estatutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com