TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisões socioculturais indígenas do Brasil

Por:   •  13/5/2016  •  Artigo  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]Divisões Socioculturais Indígenas do Brasil

   Os indígenas não fazem divisões sociais, todos tem o mesmo tratamento. O trabalho na tribo é realizado por todos, porem possui uma divisão por sexo e idade. A formação social era bastante simples, as aldeias não tinham grandes concentrações populacionais e as atividades eram exercidas de forma coletiva.

   A coletividade era uma característica marcante entre os índios. Suas cabanas eram divididas em vários casais e seus filhos, não havia classes sócias, ate mesmo o chefe da tribo dividia a sua cabana.

   O Pajé – é o líder espiritual da tribo. É uma pessoa mais velha que tem o conhecimento histórico da tribo, e é responsável por dar continuidade as tradições. Tem a função de curandeiro, pois é o de maior conhecimento das ervas, plantas e rituais. Por ser considerada a pessoa mais próxima dos deuses, é também o protetor da Aldeia contra “más energias”.

  O cacique – é o chefe político e administrativo da aldeia. Ele deve manter o bom funcionamento e a organização da aldeia. No Brasil, cada nação indígena utiliza um termo específico para fazer referência ao chefe político. Entre os indígenas tupis, por exemplo, são usados os termos murumuxaua, tabixaba e tuxaua. Já os guaranis usam mais o termo mburovixá. O cacique é o responsável em aplicar as regras da tribo, definir punições, resolver conflitos, definir guerra e organizar a caça.

  Homens Adultos – fazem o trabalho mais pesado, como: caça, pesca proteção da aldeia no caso de guerras, construção das casas e criação de instrumentos e ferramentas.

  Mulheres adultas: – ficam com a responsabilidade da colheita e plantio, o preparo da comida e do cuidado das crianças, também fabricam utensílios como potes, pratos e vasos. Elas ainda são encarregadas de fabricar farinha tecer redes e cestos de palha e entre outros artesanatos.

   Crianças – são conhecidos como curumins e sua educação ocorre com práticas desde cedo, os pais costumam levar seus meninos a caça para aprender, as brincadeiras também tem um objetivo de pratica. Os meninos brincam de fabricar arcos e flechas e de caçar pequenos animais. As meninas usam bonecas para aprender a cuidar de crianças e também brincam de fazer comida. Quando atinge os 13 os 14 anos, o jovem passa por um teste e uma cerimônia para ingressar na vida adulta.

   Cada nação indígena possuía crenças e rituais diferentes. Porém, todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados, algumas tribos chegavam a enterrar o corpo dos índios em grandes vasos de cerâmica, onde além do cadáver ficavam os objetos pessoais. Isto mostra que estas tribos acreditavam numa vida após a morte.

  Os indígenas realizam festas alegres em manifestação a vida e a natureza, além de danças e jogos. Porém, estas formas de divertimento possuem significados religiosos e sociais. Dentre os jogos, por exemplo, destacam-se as lutas. Estas são realizadas como uma forma de treinamento para guerras e também para desenvolver a parte física dos índios.

 As ocas é uma habitação típica dos povos indígenas. A palavra tem sua origem na família linguística tupi-guarani. São construídas coletivamente e as maiores chegam a 40 metros de comprimento e varias famílias podem dividir a mesma oca.

    [pic 2] 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (137.4 Kb)   docx (96.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com