Fichamento Pedagogia Universitária.
Por: Karen_lolla • 13/11/2015 • Trabalho acadêmico • 550 Palavras (3 Páginas) • 1.293 Visualizações
FICHAMENTO DE TEXTO
Dados de identificação
Título do livro e/ou revista: PIMENTA, S.G.; ALMEIDA, M.I. Pedagogia Universitária. São Paulo: Ed. da Universidade de São Pualo, 2009.
Título do capítulo e/ou artigo: Ensino e Pesquisa na Docência Universitária: Caminhos para a Integração
Nome do(s) autor(es): Antônio Joaquim Severino
Informações sobre o texto
Temática discutida pelo(s) autor(es):
O autor traz como temática a concepções de ensino, aprendizagem e conhecimento, discutindo-as através do ensino compreendido como uma prática de relações na docência universitária, pelo viés professor e aluno, onde ambos devem interagir para uma melhor relação de ensino, sendo o ensino é um trabalho eminentemente didático-pedagógico, um ato de criação de possibilidades para a produção ou a construção de conhecimentos.
Principais argumentos de defesa:
A reflexão proposta pelo o autor demonstra alguns elementos essenciais para a construção necessária de atuação do docente na universidade, envolvendo algumas preocupações sobre os desafios de se formar docentes para atuarem no ensino superior. Assim sendo o autor falam da necessidade dos professores tomarem consciência de seus processos formativos refletindo sobre os mesmos e ao mesmo tempo estando cientes de que este é um dos caminhos para aprenderem a ser docentes, retrata ainda das interações para a construção do conhecimento, possibilitando assim, a reflexão sobre ideias, opiniões e contradições permitindo uma produção de um “novo” conhecimento pedagógico. Além disso, o professor deve-se sempre manter vinculo com a pesquisa, pois ele deve acompanhar o desenvolvimento histórico do conhecimento e porque o conhecimento só se realiza através da construção de objetos, e deve-se manter a construção de uma rede interdisciplinar com as diferentes categorias da carreira para o qual convergem os saberes da docência, a integração e a troca de experiências, necessárias a essa formação, sendo que os cargos de assistente-mestre daria a persistência em dar continuidade a sua formação científica, a do assistente-doutor a dar sistematicidade da produção científica, a do associado a dar a maturidade na produção científica e a do titular a dar a liderança científica. Para isso dar continuidade o professor deve-se introduzir para os alunos desde a graduação a prática da pesquisa sendo essa sua grande aliada, pois os frutos por ela produzidos são de grande importância para o processo de formação do conhecimento.
Principais críticas:
A docência do ensino superior é construída pelos professores, que ao longo do exercício da mesma, envolve-se numa trama de noções que são teóricas, mas que, ao mesmo tempo, encontram-se apoiadas em professores concretos de uma instituição real de ensino, sendo estas trajetórias de formação vão construindo suas concepções de docência que refletem aos processos de aprender a ser professor, não existindo uma fórmula ou maneira de aprender a ser docente. O ensino expressa uma intenção de transformação, assim cabe aos docentes a tomar o ensino como atividade interativa, em que se processam as mediações entre professor, alunos e conhecimento, colocando os professores na busca de novas significações no trabalho com o conhecimento, e compreendendo que ensinar é entrar em um conjunto de relações e interações com os outros no compromisso de aprender procurando a melhor convivência com os alunos. Ao inserir os alunos na pesquisa os docentes se beneficiam com trabalhos mais qualificados, uma vez que a pesquisa traz benefícios para o crescimento dos acadêmicos e para a ampliação dos seus conhecimentos, adquirindo uma melhor preparação para os desafios da sociedade e inserção no mercado de trabalho.
...