Gestão de Resíduos Sólidos: Caso do Bairro Mocone
Por: Amisse Braga • 21/9/2018 • Projeto de pesquisa • 3.594 Palavras (15 Páginas) • 450 Visualizações
Luís João Manhique Gestão de resíduos sólidos: caso do bairro Mocone, município de Nacala-Porto
Curso de Licenciatura em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário Universidade Pedagógica Nampula 2018 |
Luís João Manhique
Gestão de resíduos sólidos: caso do bairro Mocone, município de Nacala-Porto
Projecto de Pesquisa a ser apresentado ao Departamento de Ciências de Terra e Ambiente, da Universidade Pedagógica, Delegação de Nampula como requisito parcial para obtenção do grau académico de Licenciatura em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário.
Supervisor: Prof. Dr. Vanito Frei
Universidade Pedagógica
Nampula
2018
Índice
Introdução 3
1. Localização do Projecto 4
2. Justificativa 5
3. Objectivos 6
3.1. Objectivo Geral 6
3.2. Objectivos Específicos 6
4. Problematização 6
5. Hipóteses 7
6. Metodologia 7
6.4. Técnicas de colecta de dados 7
6.4.1. Observação 8
6.4.2. Entrevista 8
6.4.3. Questionário 8
6.5. Sujeitos de pesquisa 9
7. Referencial Teórico 9
7.1. Conceitos de Resíduos sólidos e gestão de resíduos sólidos 9
7.2. Classificação dos resíduos sólidos 10
7.2.1. Quanto aos riscos potenciais de contaminação do meio ambiente 10
7.2.2. Quanto à natureza ou origem 11
7.3. Situação de gestão de resíduos sólidos em Moçambique 11
8. Cronograma 13
9. Orçamento 13
Referências Bibliográficas 14
Introdução
O crescimento acelerado da cidade de Nacala-Porto mobilizou muitos investidores e investimentos para esta cidade, muito mais quando foi declarada a zona económica especial, muitas empresas foram instaladas, consequentemente aumentou o índice de produção de resíduos sólidos. Na linha destas ideias o presente projecto tem como tema: Gestão de resíduos sólidos: caso do bairro Mocone, município de Nacala-Porto.
A gestão de resíduos sólidos é um conjunto de metodologias com vista à redução não só da geração e eliminação de resíduos, como do melhor acompanhamento durante todo o seu ciclo produtivo, com a finalidade de reduzir a geração de resíduos na origem, gerir a produção dos mesmos no sentido de atingir um equilíbrio entre a necessidade de geração de resíduos, e o seu impacto ambiental, por meio da destinação correcta dos resíduos gerados pelo homem.
Este trabalho tem o objectivo de avaliar o processo de gestão de resíduos sólidos no bairro Mocone, com intuito de elencar informações e sugestões que visam melhorar o processo de gestão dos resíduos sólidos naquela idade.
Para a elaboração deste projecto foi usada a metodologia bibliográfica visto que desenvolveu-se a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e electrónicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Estes artigos permitiram a conhecer o que já se estudou sobre o tema em epígrafe, com o objectivo de recolher informações ou conhecimentos prévios para o sucesso do trabalho final.
A estrutura deste projecto compreende a delimitação do tema, (objectivos, justificativa problema, e hipóteses); metodologia do trabalho onde se destaca o tipo de pesquisa, os métodos de abordagem e as técnicas de colecta de dados; a fundamentação teórica, isto é, apresentação de ideais de diversos autores em relação ao tema e referências bibliográficas.
1. Localização do Projecto
O projecto será desenvolvido no bairro Mocone localizado no posto administrativo de Mutiva, da Cidade de Nacala-Porto, com os seguintes limites geográficos: Norte – bairro de Maiaia e Triangulo; Este – bairro de Ribaue; Sul – bairro Bloco I e Oeste – Bairro de Mathapue, conforme o mapa abaixo de divisão administrativa do Município de Nacala-Porto.
Mapa 1: Divisão administrativa do município de Nacala-Porto[pic 1]
Fonte: PEUMCN, 2010.
2. Justificativa
Com o crescimento acelerado da cidade de Nacala-Porto verificado nos últimos tempos, consequentemente o aumento do consumo de produtos industrializados, o aparecimento de produtos descartáveis, o aumento excessivo da dispersão e proliferação do lixo incluindo a sua produção, constitui grande problema para o bairro de Mocone particularmente. Segundo Conti (2014:21),
a tomada de medidas iniciais desadequadas, tais como descarga voluntária e incontrolada de resíduos nas ruas e terrenos sem ocupação, conduziram ao aparecimento de diferentes tipos de poluição (hídrica, do solo, etc.) bem como de seres vivos indesejáveis que viriam a pôr em risco a saúde humana. Com o desenvolvimento das sociedades nasce a Revolução Industrial que viria contribuir positivamente para o desenvolvimento económico e industrial mas em simultâneo aumentaria o problema da gestão de resíduos (CONTI, 2014:21).
...