Luta Pelo Directo
Exames: Luta Pelo Directo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marinhoprodutor • 8/10/2014 • 493 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
2.0 A ENUNCIAÇÃO EM IHERING E O PROBLEMA RETÓRICO
2.1 A enunciação de Ihering
Enunciação é o ato de produção do discurso ou do enunciado, deixando nele marcas a identifiquem, quando é explícita, ou pressupondo-a, quando implícita.
Enunciação Explícita:
– quando o “eu”, ou seja, a primeira pessoa ou a segunda pessoa estão presentes no enunciado.
Exemplos enunciação explícita:
Exemplo 1:
“Essa é a norma que eu represento.
Eu me apoio sobre meu título.”
Exemplo 2:
“Aquele que me recusa a proteção das normas... degrada-me entre os selvagens do deserto e põe em minhas mãos a clava com que devo defender-me.”
Enunciação Implícita:
– quando o “eu” não está presente.
Exemplos enunciação implícita:
Exemplo 1:
“Aquele que, estando encarregado da administração da justiça, se faz assassino, é como o médico que envenena o doente, como o tutor que faz perecer seu pupilo.” (pág. 65).
Exemplo 2:
“O interesse dessa luta, longe de reduzir-se ao direito privado ou á vida privada, estende-se, ao contrário, muito mais além.” (pág. 68)
• É quando o público pensa de um modo e o comunicador confronta o público com argumentos e opinião a fim de mudar o pensamento do público para que acredite e entenda da forma que o comunicador quer.
• E nesse livro de Ihering o mesmo quer convencer o leitor o entendimento dos benefícios que a luta pelo direito pode trazer não só individualmente mais também socialmente, para que se possa valer seu direito enquanto cidadão.
• Em todo livro estudado torna-se claro a ideia central de Ihering é mostrar ao leitor a importância da luta pelo seu direito não pelo valor ou posse, mas sim pela propriedade que é sua, pelo direito que é seu.
• E caso o indivíduo acovarde-se para não confrontar que desrespeitou sei direito, este, poderá ter danos futuros.
• Ihering afirma que o direito é um trabalho sem tréguas, mas não é somente um trabalho dos poderes públicos, mas de todo o povo em geral.
"O que há de mais horrível é que esse homem, que esse infeliz judeu da Idade Média, crê no direito, podendo-se dizer mesmo que como um cristão." (pg.: 62)
Tipo: Sentimento
“Aqueles que defendem o Direito Privado são os únicos que podem lutar pelo Direito Público e pelo direito das gentes.” (pg.: 69)
Tipo: Opinião
• Apresentação de Credencias:
• Alegações Cativantes:
"Toda disposição arbitrária ou injusta, emanada do poder público, é um atentado contra
...