Memorial do Bairro Jaraguá
Por: botelho09 • 30/5/2016 • Artigo • 303 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
Memorial: Jaraguá, São Paulo – SP
No bairro do Jaraguá na cidade de São Paulo vivi por um longo período acerca de mais ou menos há mais de 25 anos, foi lá que eu cresci, estudei e presenciei os momentos de mudanças e transformações dentro do bairro.
Jaraguá faz limites com os municípios de Osasco a Oeste, e Caieiras ao Norte. Também com os bairros de Perus, Anhanguera, Brasilândia, São Domingos e Pirituba.
Em uma longa jornada, pude perceber as modificações sofridas ao redor da minha casa, lembro-me que quando eu era criança em voltada minha casa quase não havia casas, e de noite as ruas eram escuras e sem iluminação. Já as ruas não tinham asfaltos eram todas de terra, quando chovia quase não dava para caminhar a dificuldade era grande, as escolas ficavam longe e de difícil acesso, sendo assim era longa a caminhada, transporte público ficava longe também, ônibus quase não tinha e a estação de trem do Jaraguá ficava longe, mais era um dos poucos meios de transporte que tínhamos. Para trabalhar eu lembro que meu pai tinha que se locomover até o centro de São Paulo, ele era metalúrgico e chegava sempre cansado não só pelo serviço e principalmente pela falta de transporte e a distancia percorria.
Quando meus pais resolveram morar no Jaraguá eles tinham grandes esperanças de crescimento do bairro, o local escolhido foi pelos lotes de terrenos mais baratos.
As dificuldades eram grandes, tanto como a falta de transporte, iluminação e asfalto como disto antes, mais também pela falta de saneamento básico, que geralmente fazíamos foças para suprir a ausência dos esgotos. Não havia supermercados, lojas, bancos próximos a nossa casa, a única coisa que tinha no e mesmo assim era longe era mercearias, que era aonde comprávamos pão, leite, etc.
...