Mercado internacianal
Por: Murilo França • 19/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.595 Palavras (7 Páginas) • 264 Visualizações
Sumário
Introdução 3
Balança comercial 4
O que é? 4
Superávit: 4
Déficit: 5
Protecionismo 6
O que é? 6
Tarifas Protecionistas: 6
Organização Mundial do Comércio (OMC) 7
OMC o que é? 7
Qual a função dessa organização? 7
Conclusão OMC 7
Brasil: Comércio Internacional 8
Principais países e produtos importados ou exportados pelo Brasil 8
Balança comercial brasileira 2015 9
Balança comercial brasileira 2016 10
Conclusão 11
Bibliografia 12
Introdução
Nessa pesquisa irei abordar o tema comércio brasileiro internacional, irei proferir sobre os principais aspectos necessários para a compreensão do assunto como, por exemplo:
- Balança comercial.
- Protecionismo.
- Organização Mundial do Comércio (OMC).
- Principais características do comércio internacional brasileiro.
- Algumas tabelas contendo informações sobre a balança comercial brasileira nos últimos anos.
Tomei como base para minha pesquisa, alguns conceitos adquiridos nas aulas de geografia, também alguns dos melhores e maiores sites de pesquisa do Brasil.
Tenho como principal objetivo, informar e habilitar o leitor para uma boa compreensão e fixação sobre O QUE É? , e, COMO FUNCIONA? Comercio internacional brasileiro.
Importante dizer que as questões que abordo na pesquisa têm como resposta definições claras, para fácil entendimento e clareza, visando também uma melhor absorção do leitor.
Balança comercial[pic 1]
O que é?
Balança comercial é um termo econômico que representa as importações e exportações de bens entre os países.
Dizemos que a balança comercial de um determinado país está favorável, quando este exporta (vende para outros países) mais do que importa (compra de outros países). Do contrário, dizemos que a balança comercial é negativa ou desfavorável.
A balança comercial favorável apresenta vantagens para um país, pois atrai moeda estrangeira, além de gerar empregos dentro do país exportador.
Superávit
Consiste no resultado positivo a partir da diferença entre aquilo que se ganha (receita) e aquilo que se gasta (despesa).
Este termo é usado na Economia para se referir ao valor médio que sobra de uma receita (dinheiro arrecadado) após a dedução dos gastos.
Dentro da balança comercial de um país, o chamado superávit primário é considerado o valor que sobra da receita após o pagamento das despesas, exceto os juros referentes a dívida pública.
Já o chamado superávit nominal é uma média mais completa, pois inclui nas contas o valor dos juros da dívida. Por exemplo, significa quando o Governo consegue arrecadar dinheiro suficiente para gerar um superávit primário e, com o saldo positivo, ainda consegue pagar os juros da dívida referente a determinado período, fazendo com que ainda haja uma "sobra" de capital.[pic 2]
Déficit
[pic 3]
Significa aquilo que está em falta para o preenchimento de uma quantia numérica, correspondendo a diferença entre o valor previsto e o valor realmente obtido.
Na economia, o chamado déficit no orçamento (déficit orçamentário) representa que a expectativa do valor das despesas será superior ao das receitas disponíveis.
A partir deste cenário cria-se o chamado déficit público (ou déficit governamental), quando o estado atual de uma nação é marcado pela presença de despesas superiores ao valor das receitas públicas arrecadadas no país.
Ainda no âmbito econômico, o oposto do deficit é o superavit, que representa um cenário onde os valores das receitas são superiores ao das despesas. Assim, a principal diferença entre o deficit e o superavit está no fato do primeiro representar um aspecto negativo para a economia, pois consiste na presença de despesas e dívidas maiores do que os “lucros”, e o segundo um ponto positivo, pois significa que houve mais arrecadação de receita do que o pagamento de dívidas ou despesas.
[pic 4]
[pic 5]
Protecionismo
O que é?
Protecionismo é uma doutrina, uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira. Tal teoria é utilizada por praticamente todos os países, em maior ou menor grau.
Tarifas Protecionistas:
- Criação de altas tarifas e normas técnicas de qualidade para produtos estrangeiros, reduzindo a lucratividade dos mesmos.
- Subsídios à indústria nacional, incentivando o desenvolvimento econômico interno.
- Fixação de quotas, limitando o número de produtos, a quantidade de serviços estrangeiros no mercado nacional, ou até mesmo o percentual que o acionário estrangeiro pode atingir em uma empresa.
- O responsável pela fiscalização do comércio entre os países e dos atos protecionistas que os mesmos adotam é a OMC (Organização Mundial do Comércio).
Organização Mundial do Comércio (OMC)
[pic 6]
OMC o que é?
A Organização Mundial do Comércio (OMC) é um órgão internacional que define as regras para o comércio multilateral e plurilateral entre os países.
...