Método dos intervalos iguais
Por: Leandro Marques • 9/5/2018 • Trabalho acadêmico • 617 Palavras (3 Páginas) • 615 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, LETRAS, ARTES, CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE CARTOGRAFIA TEMÁTICA
Trabalho acadêmico apresentado por João Vitor Sicari Martins Matrícula: 201710667 e Leandro Marques dos Santos, Matrícula: 201710370, como requisito da disciplina Cartografia Temática ministrada pelo Professor Dr. Ricardo Vicente.
.
UBERABA – MG
2018
Método dos intervalos iguais
Intervalos iguais dividem o alcance de atributos de valor em intervalos de variação de tamanhos iguais. Com este método de classificação, pode especificar o número de intervalo (ou sub faixas), e QGIS Maps for Office automaticamente determina como dividir os dados. Por exemplo, se especificar três classes para um campo de atributo com valores entre 0 e 300, o QGIS Maps for Office cria três classes com os intervalos 0-100, 101-200 e 201-300.
Resultados
Figura 1 - Histograma no Método de Intervalo Igual.
[pic 1]
Figura 2 – Mapa Método Intervalo Igual.
[pic 2]
No método dos intervalos iguais, são estabelecidos previamente intervalos fixos entre os dados de maneira que a compreensão da legenda é facilitada para o leitor. Ou seja, neste método os intervalos são constantes, o que permitiu um mapa simples sem variações de cores desordenadas.
Método das Quebras naturais (Jenks)
Neste método, as classes intervalares são baseadas no agrupamento natural inerente aos dados. Os elementos são divididos entre as classes, cujos limites são definidos quando existem relativamente certas diferenças entre os valores dos dados.
Figura 3 – Histograma Método de Jenks
[pic 3]
Figura 4 – Mapa Método de Jenks
[pic 4]
Análise
Os resultados obtidos (Mapa e Histograma) revelam que o método de Jenks permite observamos mas sutilmente as diferenças entre classes dos dados agrupados (em questão renda média). Onde observamos uma variação mais intensa das cores percebemos um desequilíbrio entre valores, por exemplo bairros próximos com cores tão distantes entre si no critério de valor.
Método do Desvio padrão
A classificação de desvio padrão mostra-lhe a quantidade do valor do atributo do elemento que varia em relação à média. Ao enfatizar os valores acima e abaixo da média, a classificação de desvio padrão ajuda a mostrar que elementos se encontram acima ou abaixo de um valor médio. Utilize este método de classificação quando for importante saber como os valores se relacionam com a média, como por exemplo em questão a renda média da população em Uberaba.
Figura 5 - Histograma Desvio Padrão
[pic 5]
Figura 6 – Mapa Desvio Padrão[pic 6]
Análise Crítica
No método de classificação da média – desvio padrão, o número de classes para a divisão dos dados é fixado em 5 sendo os limites de classe estabelecidos da seguinte maneira: valor mínimo, média – 1 desvio padrão, média – 0,5 desvio padrão, média + 0,5 desvio padrão e máximo. Ao analisar, pode-se notar que este método acaba por deixar bastante homogêneos os dados, o que de certa forma pode levar a uma errônea interpretação do mapa, por não ressaltar as diferenças de renda em um mesmo distrito quando necessário.
...