O DIAGNOSTICO SITUACIONAL DO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT
Por: Marcelo Oliveira • 18/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.697 Palavras (11 Páginas) • 280 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA.
DIAGNOSTICO SITUACIONAL DO MUNICIPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT
ESTÊNIA GARCIA NOGUEIRA RODRIGUES
EILAURA OLIVEIRA SOUZA CARVALHO
LUCIANA RODRIGUES DE SOUZA
TUANY LOPES DA CRUZ
Barra do Garças – MT, maio de 2015
[pic 3][pic 4]
FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA.
DIAGNOSTICO SITUACIONAL DO MUNICIPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT
Trabalho apresentado pelas acadêmicas Estênia Garcia, Tuany Lopes, Luciana Rodrigues, Edlaura Oliveira e Karoline Neves Paiva ao curso de Serviço Social das Faculdade Unidas do Vale do Araguaia como pré-requisito de aprovação parcial na disciplina de Questão regional e local, sob a orientação da Professora Terça Bispo.
Barra do Garças – MT, maio de 2015
[pic 5]
Barra do Graças
Bendita seja tu, cidade hospitaleira!
Amada és por todos que aqui chegam.
Rica és de encantos-presentes de Deus.
Reina em teu solo tão grande beleza!
Abençoado sejas pelos filhos teus.
Doce cidade que me acolhe
Onde encontrar outra igual?
Gosto muito do teu povo hospitaleiro
Amo tudo de lindo que tu tens:
Rios que aqui se encontram e se abraçam,
Céu de anil com cintilantes estrelas, Tucanos, lindas araras, brancas Garças flores, lagos, cachoeiras...
Marilene Arbués, p. 272 “Fotos, fotos e telas”
[pic 6]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2 A HISTÓRIA DA ORIGEM DE BARRA DO GARÇAS
3. EVOLUÇÃO DA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS
3.1. BARRA DO GARÇAS NOS DIA ATUAIS
3.1.1. Garimpo
3.1.2. Fundação Brasil Central
3.1.3. Sudam
3.1.4. Fase dos incentivos fiscais
3.1.5. Geografia
3.1.6. Comunicação
3.1.7. clima
3.1.8. subdivisão
3.1.9. Economia
3.1.10. Administração
3.2. Estrutura urbana
3.2.1. Vias de Acesso
3.2.2- Educação
3.2.3- Criminalidade e segurança
3.2.4- Pontos turísticos
4. CONCLUSÃO
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho fala sobre a construção da história de Barra de Garças –MT, com base nas informações que os historiadores produziram ao longo do tempo sobre sua origem, riquezas, suas conquistas e desenvolvimento social partindo desses pontos principais:
- Garimpo
- Fundação Brasil central
- Sudam
- Fase dos incentivos fiscais
- Geografia
- Comunicação
- Clima
- Subdivisão
- Economia
- Administração
- Estrutura hídrica
- Criminalidade e segurança
- Pontos turísticos
O objetivo desse trabalho é conhecer um pouco da história de Barra do Garças e região. Tendo como base a pesquisa vinculada a questão regional e local através da análise conjuntural dessa belíssima cidade.
2 A HISTÓRIA DA ORIGEM DE BARRA DO GARÇAS
Na margem esquerda do rio Araguaia está o município de Araguaiana fundada em 1813, que antes se chamava registro do Araguaia.
Como a cidade era muito grande em extensão territorial, seus moradores viviam quase isolados do resto dos pais, por falta de comunicação e de estradas, pois o único meio de transporte era o fluvial, feito por barcos através do rio Araguaia. A fama das ricas minas de diamante na confluência dos rios Garças e Araguaia, atraia muitos garimpeiros que vinham do norte e passavam por Araguaiana.
Na época o maior povoado da região era Baliza, muitos dos garimpeiros que vinham a procura das jazidas de diamante seguiam para lá, e costumavam parar para pouso na barra do rio Garças na casa de um sitiante. Próximo a casa deste havia um córrego onde ele teria encontrado muitos diamantes.
Sendo informados desse grande achado, os visitantes começaram a se fixar na região dando início ao povoado conhecido como Barra Cuiabana pelo fato de haver do outro lado do rio Araguaia um povoado chamado Barra Goiana.
Acompanhado por um grupo de amigos, Antônio Cristino Cortes, conceituado líder de Araguaiana, resolveu aventura-se no garimpo em Barra cuiabana.
Orientado na demarcação e distribuição de lotes para famílias do povoado e descartando a possibilidade de se construir casas, o povoado de Barra cuiabana tomou logo feição de cidade.
Com a instalação de igrejas, pensões, comércios e escolas o povoado teve um rápido e grande desenvolvimento, logo Barra cuiabana foi considerado uma vila, em seguida município recebendo o nome oficial de Barra do Garças.
Via: Morbeck X Carvalhinho.
3. EVOLUÇÃO DA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS
Com a chegada de Antônio Cristino Cortes seguido de alguns garimpeiros no ano de 1924, formou-se o núcleo garimpeiro de Barra do rio Garças.
O crescimento gradativo do núcleo populacional da região, deve-se ao fato de muitos famílias mudarem de Araguaiana para Barra cuiabana. Com o crescimento da região, foi criada em 1932 a primeira escola municipal com nome de Rui Barbosa, e para o cargo de professora D. Antônia Almada (D. nenzica). Após a descoberta de uma grande mancha diamantífera na praia da Barra Goiana, no ano de 1933, pelo Sr. Joaquim do Guardiato, houve um grande fluxo de garimpeiros vindo do norte.
...