O Estado Islâmico
Por: Cleiton Souza • 20/5/2017 • Trabalho acadêmico • 264 Palavras (2 Páginas) • 213 Visualizações
ESTADO ISLÂMICO
O Estado islâmico organização jihadista islamita de orientação wahhabita atuando principalmente no oriente médio. O estado islâmico já proclamou um califado, que consiste numa espécie de sistema de governo muçulmano que se baseia nas leis islâmicas(sharia).
Califa é um titulo atribuído ao líder religioso da comunidade islâmica, o califa e basicamente um imperador, pois representa a maior autoridade jurídica, política, militar, social e religiosa dentro do califado.
O EI aspira conquistar inicialmente as áreas do Levante que são a jordania, israel, palestina, libano e Chipre .
O grupo no inicio era composto e apoiado por varias organizações terroristas sunitas insurgentes, incluindo suas organizações antecessoras com a Al-qaeda no iraque.
Para entender o crescimento dessa rede terrorista é preciso voltar em 2011, no contexto da primavera árabe, que é o nome dado a onda de protestos contra governos do mundo árabe. Com os protestos foram derrubadas algumas ditaduras como a da tunisia, egito, libia e iemen. Com a queda das ditaduras, abriu-se uma porta para o ganho de forças de partidos com ideais religiosos, pois os ditadores reprimiam qualquer ato de extremismo islâmico.
Nesse contexto surge a guerra da síria, em que o estado islâmico aproveita da fragilidade do estado para conseguir dominar territórios e expandir suas influencias.
O EI é sustentado principalmente pela venda de barris de petróleo no mercado negro, barris de petróleo que provem das terras dominadas no Iraque, além de sequestros, contrabando de carros e armas e a instalação de um sistema de imposto nas áreas dominadas.
O EI é particularmente violento contra muçulmanos xiitas, assírios, cristãos armênios, iazidis, drusos, shabaks e mandeanos.
...