PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)
Por: Maria Nattana Araujo • 27/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.569 Palavras (7 Páginas) • 320 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
Maria Natana dos Santos Araújo
RA: 1726989
Polo Afogados da Ingazeira
2017
SUMÁRIO
1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
1.1 Educação? Educações: aprender com o índio;
1.2 O fax do Nirso;
1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo);
1.4 Uma pescaria inesquecível;
1.5 A Folha Amassada
1.6 A Lição dos Gansos
1.7 Assembleia na Carpintaria
1.8 Colheres de Cabo Comprido;
1.9 Faça parte dos 5%;
1.10 O Homem e o Mundo;
1.11 Professores Reflexivos;
1.12 Um Sonho Impossível
1.13 Pipocas da Vida
1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
1.1 Educação? Educações: aprender com o índio;
A educação participa do processo de produção de crenças e ideias, de qualificações e especialidades que envolvem a troca de símbolos, bens e poderes, e que em conjunto constrói tipos de sociedade. No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. A educação vai se formando através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida.
A partir da reflexão sobre o texto “Educação? Educações: aprender com o índio” de Carlos Rodrigues Brandão, apreende-se que a educação acontece de forma ampla e diversificada e que cotidianamente aprende com o homem a continuar o trabalho da vida. Numa busca constante de apreensão dos saberes essenciais e aprimoramentos inerentes a sua sobrevivência humana.
No entanto, se a missão da educação visa “transformar sujeitos e mundo em alguma coisa melhor”, não há como ignorar as outras formas de educação e pretender a imposição de um único modelo de educação que dê conta disto. Para isso os vários sujeitos são chamados a trazer sua contribuição para esse objetivo, com destaque as funções do Estado, da família e da sociedade.
1.2 O fax do Nirso;
O fax do Nirso; é um texto de peculiaridade humilde e que retrata o analfabetismo funcional que não deixa ainda de ser muito presente nos dias de hoje, no nosso país. A abordagem da postura humana diante das exigências de mercado hoje e a habilidade de Nirso, em lhe dar com situações reais de vendas e ao mesmo tempo com o conhecimento ou falta dele em detrimento ao letramento necessário para uma expressão coerente das situações vividas por ele; apesar disso a falta de conhecimento não lhe tirou a experiência, esperteza e o sucesso profissional para as vendas. O talento nada tem haver com o grau de instrução, a diferença muitas vezes é o grau de instrução do candidato. A função social da educação escolar pode ser vista no sentido de um instrumento de diminuição das discriminações.
1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo);
Considerando os pontos de vista adjacentes do observador e do objeto a ser observado e considerando que o pensar certo é tomado em si mesmo e dele se fala ou uma pratica que puramente se descreve, mas algo que se faz e que se vive enquanto dele se fala com a força do testemunho. Toda historia tem sempre duas versões a serem descritas nem sempre totalmente certos ou completamente errados. Enquanto professores; cabe-nos analisar as diversas situações de aprendizagem dos nossos alunos ou sua deficiência com visão global de ideias, situações e suposições a eles adjacentes. Se faz necessário criar nos nossos alunos a exemplos de situações reais , uma mentalidade que os torne justos e não pessoas cheias de razão.
1.4 Uma pescaria inesquecível
Infelizmente muitas pessoas no nosso país são corruptas ao passo de não devolver um troco que recebeu a mais, ou algo que acha por engano de alguém que perdeu e não devolve, mas exige que outros tenham uma postura digna com ele a exemplos de vários direitos que conhece ter, porem esquece ou não quer lembrar-se das obrigações que não lhe fogem a dignidade humana. A questão ética esta relacionada à educação e os princípios que recebeu da família na infância e saber que não importa se os olhos humanos lhe veem em exato momento, mas que aos olhos de Deus nada se oculta e que nossa ética tem uma razão na crença divina. Precisamos dar sempre o nosso melhor em sala de aula, e construir com o nosso aluno conceitos a partir de exemplos de vida, a exemplo do peixe devolvido a água que ensinou uma grande lição de vida aquela criança e que marcou a sua vida. Uma ação leva-nos a uma reação.
1.5 A Folha Amassada
A Folha Amassada é um texto que nos reporta a refletirmos situações diárias de ofensas humanas ligadas ao nosso egoísmo, porem nos reporta também a refletirmos quantas vezes ofendemos o nosso aluno com palavras ou situações embaraçosas que os levam a se recolher de situações de aprendizagem significativas para elas. Magoar e pedir perdão não liberta quem magoamos da dor, da humilhação, da morte da alma. O correto é pensar bem antes de fazer qualquer coisa que vá magoar alguém. Ensinar a paciência, a mansidão, o respeito ao próximo é o que faz a diferença.
1.6 A Lição dos Gansos
A Lição dos Gansos é um texto que vem nos ensinar que o homem não pode ser uma ilha, se faz necessária a interação; fator inerente ao aprendizado e a troca de experiências humana e profissional.
A educação não se faz sozinha, é preciso das parcerias entre escola, família e sociedade e saber também que a escola como meio de produção do conhecimento, cada um dos seus atores são essenciais na construção para o êxito do ensino/aprendizagem.
1.7 Assembleia na Carpintaria
Assembleia na Carpintaria é um texto que vem completar a compreensão dos papeis de cada ator nesse cenário social e complexo que é a escola. Obedecendo com respeito à hierarquia; porém num processo de feedback, onde tudo de todos é importante e merece atenção especial, pois o foco é único o êxito no ensino/aprendizagem.
...