PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)
Por: Dori1 • 24/10/2020 • Trabalho acadêmico • 1.665 Palavras (7 Páginas) • 295 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
Dorivânia Nunes de Pinho , R.A 2056578
Polo Paranaíba , MS
2020
Sumário
Reflexões referentes aos 13 textos .............................................................. 3
- Educação? Educações: aprender com o índio ....................................... 3
- O fax do Nirso ......................................................................................... 3
- A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo) ..................... 3
- Uma pescaria inesquecível ..................................................................... 4
- A Folha Amassada .................................................................................. 4
- A Lição dos Gansos ................................................................................ 4
- Assembleia na Carpintaria ...................................................................... 5
- Colheres de Cabo Comprido ................................................................... 5
- Faça parte dos 5% .................................................................................. 6
- O Homem e o Mundo .............................................................................. 6
- Professores Reflexivos ........................................................................... 6
- Um Sonho Impossível? ........................................................................... 7
- Pipocas da Vida ..................................................................................... 7
Referências .................................................................................................. 8
- Texto :Educação? Educações: aprender com o índio
Reflexão sobre o texto:
Temos a educação inserida em nossa vida desde o momento em que nascemos, através do nosso grupo familiar, depois este conteúdo vai recebendo outras formas de educação, sejam, pelos grupos de amigos, pelos grupos escolares, pelos grupos profissionais de trabalho. Todos estes grupos vão compartilhando e recebendo conhecimentos em todos os lados. E cabe a cada indivíduo integrante destes grupos, criarem seus novos grupos baseando-se naquilo que lhe foi ensinado e que convier sensato para seu estilo de vida e sociedade. A falta de educação nada mais é que uma análise baseada em um determinado ponto de vista, de alguém que recebeu educação diferente desta.
No Brasil por exemplo, existem diversas etnias, cultura e costumes regionais, onde cada povo transmite aos seus sucessores, tradições de povos passados. E a educação escolar, a alfabetização possui um base curricular padrão para toda a nação, porém seu conteúdo é assado de forma diferente em cada região, de uma forma que faça com que todos a nação possuam uma base educacional padrão, dentro de seus determinados dialetos.
- Texto: O fax do Nirso
Reflexão sobre o texto:
A alfabetização vem sendo cada vez mais exigida no mercado de trabalho, porém como este tipo de mão de obra tem sido abundante, as empresas tem priorizado buscar profissionais que tenham algum diferencial pessoal, que o diferencie dentre todos os candidatos. Em tempos antigos era normal encontrar gerentes e pessoas com cargos profissionais elevados, mesmo possuindo pouca escolaridade, hoje em dia o comum é encontrar pessoas com grau de formação a nível superior, e o mesmo encontrar-se desempregado.
- Texto: A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
Reflexão sobre o texto:
Toda história possui diversos lados, diversos pontos de vistas. Assim como o lobo, teve seu ponto de vista baseado em sua vivência ecológica, temos o ponto de vista da Chapeuzinho Vermelho que creditava que o lobo era um ser malvado da floresta. Também temos o ponto de vista da vovozinha que achava normal morar isolada na floresta, sem se preocupar se um dia iria precisar ser socorrida. E um lenhador, que já quis fazer justiça com as próprias mãos sem tomar parte de todos os fatos.
Ou seja, toda história possui seu ponto de vista, e quem determina este ponto é o interlocutor. Os professores devem passar os fatos que possuem seus registros didáticos e permitir que o aluno encontre seu ponto de vista com relação ao conteúdo que lhe foi apresentado.
- Texto: Uma pescaria inesquecível
Reflexão sobre o texto:
A ética deve ser discutida e praticada em todos os meios, em que o indivíduo se encontra, esteja ele em multidão ou em isolamento. Levar vantagem de uma situação, mesmo que ninguém esteja observado é falhar com a própria cidadania.
- Texto: A Folha Amassada
Reflexão sobre o texto:
Cada aluno, e cada membro de nossa sociedade possui sua personalidade e caráter que os tornam diferentes uns dos outros. E nós como educadores temos que ter discernimento para tentar amenizar ao máximo possível esta diferença de personalidade, fazendo que os alunos tenham uma conduta compreensiva aos colegas em sua volta. Alunos que possuem déficit de atenção ou temperamento explosivo devem ser cuidados com mais atenção, para entendermos seus gatilhos de personalidade. Um tratamento mal realizado com este tipo de aluno pode acarretar danos irreversíveis ao seu interesse escolar e até mesmo em seu desenvolvimento interpessoal.
- Texto: A Lição dos Gansos
Reflexão sobre o texto:
Uma equipe só consegue atingir seus objetivos se todos os membros dela forem unidos e se tratarem por iguais, e respeitando seus lideres e, seus lideres respeitando todas as hierarquias. O trabalho em grupo alcança resultados mais consistentes e duradouros, comparados a quem apenas é individualista.
Uma família, um partido, uma igreja, uma escola, e diversos outros grupos de nossa sociedade, só permanece na ativa e crescendo, quando todos os seus membros trabalham em grupo para um coletivo mais resistente e capaz.
...