TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa da disciplina: Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social II

Por:   •  20/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 5

Escola de Serviço Social

Departamento de Serviço Social de Niterói

Programa da disciplina: Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social II

Dia e Horário: 6ªfeira (14h00 às 18h00)

Ano: 2018-01

(Diurno)

Carga horária: 60h

Código: SSN 00159

Professora: Marisol Valencia Orrego

(JUNHO 8/18)

Conteúdo temático:

O cenário internacional pós II Guerra Mundial

* Os acordos de Bretton Woods (FMI, BM e OMC).

* O Plano Marshall. O Estado de Bem-estar social.

* A industrialização de periferia

* Desenvolvimento de Comunidade

ESTUDO DIRIGIDO

1) Caracterize a situação de “Guerra Fria”. Quando começou e finalizou? Como se manifestou na “periferia” do capitalismo?

        A guerra fria (1947-1989) caracterizou–se pelo período em que os Estados Unidos e A União Soviética se confrontaram. A guerra fria era política e ideológica, não existiu um confronto armado. Os Estados Unidos defendiam o sistema capitalista frente a ameaça comunista da URSS, que liderava o Socialismo Real, para garantirem seus desenvolvimentos e expansão pelo mundo, começaram uma corrida armamentista para mútua destruição. A guerra fria teve início quando os Estados Unidos se viram ameaçados com o fortalecimento da União Soviética após a II Guerra Mundial e terminou nas duas conferências de cúpula de Reykjavík e Washington, quando ambas potencias acordaram em se desarmar. Na periferia do capitalismo aconteciam movimentos de descolonização e guerras de libertação nacional.

2) Caracterize o Plano Marshall? Quais foram os resultados a serem destacados.

        Com o final da Segunda Guerra Mundial, muitos países ficaram destruídos. Era necessário muito investimento financeiro para a reconstrução destes países. Neste contexto, foi criado nos Estados Unidos pelo então secretário de Estado George Marshall, um plano econômico cujo principal objetivo era possibilitar a reconstrução dos países capitalistas. A ajuda foi feita, principalmente, através de empréstimos financeiros.

        O Plano Marshall deve ser entendido dentro do contexto histórico da Guerra Fria, pois foi uma forma de fortalecer o capitalismo e a hegemonia dos Estados Unidos. O Plano foi colocado em operação em 1947.

        O Plano Marshall foi exitoso e possibilitou, nas décadas de 1950 e 1960, a recuperação econômica de grande parte dos países beneficiados. Para os Estados Unidos o resultado também foi muito positivo, pois aumentou as exportações norte-americanas para a Europa Ocidental, além de expandir a influência política dos EUA sobre a região.

       Com os países capitalistas fortalecidos, ficou mais fácil e seguro para o bloco capitalista fazer frente ao socialismo durante a Guerra Fria.

6) Explicite o processo de industrialização da periferia no cenário da reestruturação do capitalismo pós Segunda Guerra.

        Quando finalizou a Segunda Guerra Mundial começou um processo de reestruturação do capitalismo em escala mundial, que consistiu no processo Desenvolvimentista. Um Exemplo de Instituição criada a partir desse momento foi o SUDENE.

7) Defina o pan-americanismo “monroista”. Como se expressa no contexto da situação econômica e política do pós Segunda Guerra Mundial? Quais instituições militares e políticas foram criadas inspiradas na doutrina pan-americana?

        O pan americanismo monroista foi uma estratégia dos Estados Unidos para ganhar hegemonia no continente. Os Estados Unidos se fortaleceu após sua saída vitoriosa da SegundaGuerra o que permitiu organizar-se sua hegemonia em nível mundial. As instituições foram: TIAR (Tratado Inter-Americano de Assistência Recíproca), OEA (Organização dos Estados Ameicanos), consolidando uma segunda fase co pan americanismo moroista.

8) Como opera o processo de deterioração dos termos de intercâmbio na explicação do subdesenvolvimento?

        O termo deteriorizção dos termos de troca (intercambio) sintetiza a teoria do subdesenvolvimento elaborada no seu período na CEPAL, e bem aceita pelos países da América Latina, que tem como objetivo demonstrar os problemas enfrentados pelos países subdesenvolvidos em face de sua industrialização tardia. Dissertando sobre a condição da dependência econômica gerada pela relação de troca entre países, onde geralmente a maioria das nações marginais não possui a condição de incrementar as matérias primas obtidas em seu território, tal definição sintetiza de modo eficaz o esforço quase vão dos países pobres em vencer a desigualdade estabelecida no mercado mundial ante a desvalorização abismal de seus termos de troca, perpetuando assim uma situação de dependência econômica e subordinação às políticas dos países ricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com