Projeto de Pesquisa de Geografia Sustentabilidade
Por: Marillo Vilanova • 15/5/2020 • Relatório de pesquisa • 2.772 Palavras (12 Páginas) • 193 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA
NÚCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO - UEMANET
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Lays Sales
Letícia Pereira de Oliveira
Luana de Sousa Teixeira
Marillo Vilanova
Mário Benjamim Silva Lima
Valdiane Araújo Carvalho
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA UNIDADE INTEGRADA HUMBERTO DE CAMPOS- ANEXO CENTRO DE ENSINO PROFESSORA MARIETA SÁ.
São João dos Patos/ MA.
Maio/2019.
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA
NÚCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO - UEMANET
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Lays Sales
Letícia Pereira de Oliveira
Luana de Sousa Teixeira
Marillo Vilanova
Mário Benjamim Silva Lima
Valdiane Araújo Carvalho
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA UNIDADE INTEGRADA HUMBERTO DE CAMPOS- ANEXO CENTRO DE ENSINO PROFESSORA MARIETA SÁ.
Projeto elaborado e apresentado à Disciplina Prática na Dimensão Política e Social para obtenção de nota da referida disciplina.
Orientador: Prof º. Dra. Iris Maria Ribeiro Porto
São João dos Patos/ MA.
Maio/2019.
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 Geral 5
2.2 Específicos 5
3 JUSTIFICATIVA............................................................................................................. 6
4 REVISÃO TEÓRICA 8
5 METODOLOGIA 10
6 CRONOGRAMA 11
7 REFERÊNCIAS 12
APRESENTAÇÃO
Diante da transformação ao longo dos anos no setor educacional e, consequentemente, dos sujeitos atrelados a esse meio, não podemos deixar de debater assuntos bastante pertinentes no meio educacional como a preservação do meio ambiente, aquecimento global, reciclagem, sustentabilidade, coleta seletiva, poluição, etc., problemas esses, que vem se agravando ao longo dos anos em virtude do crescimento populacional e da falta de políticas públicas efetivas e, principalmente, da conscientização do ser humano quanto ao uso dos recursos naturais no meio em que vive.
Recentemente, os temas relacionados à preservação ambiental, reciclagem e sustentabilidade tem se tornado uma preocupação mundial, o que tem incentivado o aumento significativo de políticas públicas voltadas à promoção de práticas sustentáveis, embora ainda não suficientes para sanar o problema. Assim, observa-se a necessidade de implantação de um sistema de aproveitamento de matérias descartáveis e recicláveis em uma unidade escolar na cidade de Sucupira do Riachão, já que dessa maneira, ao mesmo tempo em que estimula nos discentes uma consciência voltada à sustentabilidade, a abrangência dos conhecimentos e práticas ambientais na instituição escolar inclui a perspectiva de um efeito multiplicador na sociedade do referido município.
Segundo Loureiro (2011, p. 73), a “Educação Ambiental é uma práxis educativa e social que tem por finalidade a construção de valores, conceitos, habilidades e atitudes que possibilitem o entendimento da realidade de vida e a atuação lúcida e responsável de atores sociais individuais e coletivos no ambiente”
Já Jacobi (1999, p. 180) esclarece que “é preciso que se criem todas as condições para facilitar o processo, suprindo dados, desenvolvendo e disseminando indicadores e tornando transparentes os procedimentos através de práticas centradas na educação ambiental”, já que desse modo, construiremos uma sociedade mais informada, disposta e motivada para contribuir com questões ambientais e o ambiente escolar é um dos locais mais adequados a esse tipo de prática e conscientização.
Assim sendo o principal foco decorrente do desenvolvimento deste trabalho consiste em contribuir para a disseminação da ideia de um processo de reaproveitamento de objetos descartáveis, como matéria- prima para a confecção de mini hortas, jardins e jarros, que beneficia a utilização eficiente e adequada dos produtos que seriam descartados no meio ambiente, promovendo nos educandos uma consciência voltada à sustentabilidade.
OBJETIVOS
2.1 Geral
► Proporcionar aos discentes e docentes, através do contato com a terra e a natureza e o prazer de utilizar matérias recicláveis na produção de mini hortas para o cultivo de hortaliças que serão utilizadas nas refeições diárias da escola e oportunizar atividades de cultivos de plantas, estimulando assim o desenvolvimento da responsabilidade por parte dos participantes.
.
2.2 Específicos
► Estimular o contato com a terra e a produção no sistema orgânico de hortaliças e vegetais;
► Contribuir para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis;
► Incentivar o processo de construção e manutenção de hortas domésticas em sistema orgânico;
► Proporcionar o trabalho e interação em equipe;
► Estimular a valorização pessoal e social através do trabalho, bem como, o voluntariado e o envolvimento dos discentes e docentes;
► Tornar o serviço referência a nível educacional das técnicas de produção de hortaliças com a utilização de materiais recicláveis.
...