ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA – ENSINO MÉDIO
Por: Flavia Sellani • 16/8/2018 • Trabalho acadêmico • 1.119 Palavras (5 Páginas) • 645 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DA PRÁXIS (PE:TP)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
PLANO DE AULA – ENSINO MÉDIO
NOME: Flavia Sellani Franco
RA: 1611131
POLO: Porto Real
2018
ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA – ENSINO MÉDIO
Nível de Ensino:Ensino Médio - 2º ano – Turma 211MA
Disciplina: Geografia
Tema da aula: Empresas multinacionais e suas classificações
Tempo de duração da aula: 50 minutos
1. Conteúdos:
- Setores da economia e as empresas multinacionais
2. Objetivos:
- Apresentar conhecimentos relacionados ao entendimento das multinacionais nos fatores econômicos e políticos;
- Analisar informações do cotidiano;
- Utilizar mapas e espaços geográficos para uma melhor compreensão e visualização da disciplina.
3. Recursos:
- Retroprojetor;
- Pen drive e notebook;
- Quadro branco e caneta;
- Texto base com informações sobre a Globalização e seus principais fluxos. Livros didáticos: Geografia Geral e do Brasil - Espaço Geográfico e Globalização e Coleção Conexões - Estudos de Geografia Geral e do Brasil; Geografia Leituras e Interação – Ensino Médio – Antônio Luís Joia e Arno Aloísio Goettems
4. Etapas da aula:
- Introdução ao tema: Iniciar a aula com imagem do mapa mundi abaixo. A imagem é colocada através do pen drive no notebook e exibida pelo retroprojetor.
[pic 2]
Figura 1
Solicitar que os alunos peguem alguns objetos diferentes: caneta, tênis, vestuários diversos, comidas e bebidas, celulares (marca e sistemas operacionais, como Google e Microsoft), e observem seu local de fabricação.
O professor deverá fazer uma marcação no quadro dos lugares de origem dos objetos.
Iniciar várias reflexões e questionamentos junto aos alunos, quais os locais de sede das empresas que produzem os produtos? Por que a produção de determinados produtos se concentram em uma parte do planeta? Com qual meio de transporte é mais viável para o produto chegar ao Brasiç? Se a multinacional é aquela empresa que transforma matéria-prima no produto final? Se o produto exigiu maior mão de obra ou maiores maquinários? Se quem produziu, exige-se mão de obra qualificada ou não? E o professor deverá estimular os alunos para que levantem outros questionamentos.
- Desenvolvimento da aula: Após a dinâmica do mapa e seus produtos, explicar aos alunos que falamos de empresas multinacionais (transnacionais), aquelas que possuem sua base no país-sede, em outras palavras, seu “quartel-general” e as suas filiais em diversos países. Os governos onde a base da multinacional é localizada, oferecem todo o suporte econômico e político, mas por outro lado há muitas empresas que cresceram tanto, que o faturamento é maior que o PIB que muitos países do mundo.
As consequências das multinacionais são o poder econômico (controlar e manipular mercados para aumentar seus lucros); poder político (interferir nos governos em benefícios de seus interesses). As multinacionais não demonstram preocupações com a saúde pública, condições de trabalho e respeito ao meio ambiente, mesmo que elas gerem renda e emprego para o país que se instalam.
O professor deverá apagar as marcações e trocar o slide. Os alunos deverão copiar as informações em seus cadernos. A cada item, o professor deverá solicitar os exemplos para os alunos e os mesmos deverão anotar em seus cadernos.
No slide, deverá ter as seguintes informações:
Setor Primário: agricultura, pecuária e extrativismo;
Setor Secundário: todo tipo de indústria que transforma matéria-prima em produtos a serem consumidos pela população ou fabricam máquinas e equipamentos a serem utilizados pelo setor industrial;
Setor Terciário: comércios e serviços.
É importante explicar que os setores estão interligados e dependem diretamente uns dos outros. Por exemplo: todo tipo de indústria (setor secundário) necessita de serviços de comunicações e de meios de transporte (setor terciário) para exercer atividades produtivas.
Nos slides adiante, o professor deverá relacionar as diferentes classificações das indústrias.
Abaixo, os dizeres no slide:
-Tipo de tecnologia
Tradicionais: nível de automatização menor, com maior mão de obra.
Ex: têxteis, calçados, alimentos, bebidas e móveis.
Modernas: nível de automatização maior, com menor mão de obra.
Ex: automobilística, química e eletrônica.
De ponta: indústria que investe em ciência e tecnologia, exige mão de obra qualificada.
Ex: setor aeroespacial e aeronáutico, telecomunicações e biotecnologia.
...