Região Nordeste
Por: 145236 • 4/4/2016 • Relatório de pesquisa • 819 Palavras (4 Páginas) • 184 Visualizações
Página 1 de 4
Nordeste
Organização do espaço
- Há cerca de 50 milhoes de habitantes distribuídos em 10 estados: MA, PI, CE, RN,PB, PE, AL, SS, BA. E parte do estado de MG (o vale do Jequitinhonha), cujas caracteristicas são semelhantes ás do NE.
- A ocupação Europeia, desenvolveram-se no NE as primeiras atividades econômicas: a extração do pau-brasil e, as plantações da cana-de-açúcar.
- A atividade açucareira faz do NE a região politicamente mais importante do país.
- A SUDENE foi o primeiro órgão efetivo de planejamento regional do Brasil, mas muitas vezes, os projetos beneficiavam mais a minoria influente da região. Por isso, em 2001, a SUDENE foi extinta e substituída pela ADENE. Em 2006, foi aprovada uma lei que recirou a SUDENE.
- A SUDENE substituiu a ADENE na missão de formentar o crescimento e a integração inter e intrarregional do NE.
Zona da mata
- Ocupa a parte oriental no NE, área dominada pelo clima tropical úmido. A pluviosidade é elevada, com temperaturas médias também altas. O ambiente quente e úmido favoreceu o desenvolvimento da floresta tropical.
- Se concentram diferentes segmentos da atividade industrial: indústrias têxteis e alimentícias, agroindústrias e indústrias minerais.
- Sua rede de transporte é a mais bem estruturada em compração as de outras sub-regiões, o que facilita o deslocamento de matérias-primas e de produtos industrializados para as demais áreas do país e também para o exterior.
- Desenvolvem-se atividades econômicas ligadas ao meio rural, predominando os latifúndios monocultores de cana-de-açúcar, fumo e cacau.
- Outras culturas imporantes são as de fruta tropicais, como manga, mamão, coco-da-baía e caju.
Agreste
- Partindo do litoral em direção ao interior da região NE, o clima vai se tornando mais seco. Essa mudança dá origem a uma faixa de transição denominada Agreste.
- Destacam-se as pequenas e médias propriedades rurais policultoras, que produzem mandioca, feijão, milho e hortaliças. Além de gado para o fornecimento de leite e derivados.
- Apresenta características naturais tanto na Zona da Mata como do sertão, pois nos seus trechos mais úmidos desenvol-se a floresta tropical.
- O desenvolvimento das atividades agropecuárias contribuiu para o crescimento de cidades como Campina Grande, Caruaru e Garanhuns, Arapicara e Feira de Santana.
- Se tornaram polos de comercialização e de distribuição de produtos agrícolas.
Sertão
- Áreas dominadas pelo clima semi-árido, apresenta temperaturas elevadas e duas estações definidas: seca e chuvosa.
- A pecuária bovina é a principal atividade econômica do sertão, além dela, destaca-se a criação de caprinos, que são mais resistentes ao clima.
- A economia baseia-se na agropecuária, que sofre muito por causa do clima, sobretudo na época das estiagens.
- Desenvolve-se a agricultura de subsistência, praticada em pequenas propriedades rurais por meio da utilização de técnicas tradicionais.
- As encostas da serra e os vales fluviais, apresentam maior umidade, sendo mais favoráveis à prática agrícola. Nos brejos, destacam-se lavouras de milho, feijão, arroz e mandioca.
Meio Norte
- Constitui uma área de transição entre o clima semiárido do Sertão e o clima equatorial da Amazônia. Do Sertão para o oeste, o clima vai se tornando cada vez mais úmido, e a caatinga cede lugar.
- As atividades econômicas são ligadas ao campo. A exploração do babaçu e a carnaúba ocorre na Mata dos Cocais. Nessa área também é comum a criação extensiva de gado bovino.
- Nas margens ds principais rios, desenvolvem-se grandes plantações de arroz de várzea, onde os solos são mais úmidos. Nas áreas mais secas são cultivadas lavouras de mandioca, milho e algodão.
- A produção de culturas altamente tecnificadas e voltadas para o mercado externo tornou-se viável por causa do Corredor de Expotação Norte, uma área geográfica formanda por dezenas de cidades.
- A criação do Complexo Portuário e Industrial de São Luís, também tem colaborado para impulsionar o crescimento dessa sub-região nordestina.
Problemas Ambientais
- A baixa pluviosidade e a ocorrênciade estiagens prejudicam os pequenos proprietários, que constituem a maioria dos produtos rurais.
- Com poucos recursos para investir, os agricultores cultivam apenas lavouras de subsistência, além de desenvolverem uma pequena criação de gado bovino e caprino.
- Essas atividades proporcionam renda muito baixa, insuficiente para suprir as necessidades básocas das famílias camponesas.
- Os camponeses perdem suas lavouras e as poucas cabeças de gados que possuem por conta dos longos perídodos de estiagem, esgotando também suas reservas de água e alimento.
- O governo vem intervindo na região por meio da implementação do chamado Projeto de transposição das águas do rio São Francisco como forma de solucionar o problema.
Curiosidades e Culturas
- Essa região conta com belas praias, uma cultura rica e diversificada
- A região nordeste do Brasil tem uma área de 1,57 milhões de km², que corresponde a 18,26% do território nacional.
- Recife, em Pernambuco, é a mais antiga capital brasileira: foi fundada em 1537.
- O famoso carnaval na Bahia é comemorado desde o século XVIII.
- A Bahia faz divisa com oito estados: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí (N); Minas Gerais e Espírito Santo (S); Goiás e Tocantins (O).
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com