Resenha: Possibilidades para o ensino de pedologia na educação especial
Por: Alyson Ferreira • 21/9/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 338 Palavras (2 Páginas) • 270 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: PEDOLOGIA
DISCENTE: ALYSON BRUNO FERREIRA DA SILVA
Resenha: Possibilidades para o ensino de pedologia na educação especial
O trabalho apresenta propostas de ensino sobre os solos no ensino básico, principalmente relacionado com alunos com deficiência. O tema se mostra de grande relevância, uma vez ainda existe muitos profissionais da educação que não sabem lidar ou não têm o preparo necessário. Além disso, há uma grande carência de bibliografias sobre trabalho com a educação especial.
O solo tem é fundamental para a sociedade e possui diversos usos. Contudo, tanto o corpo docente das escolas como os discentes, não percebem essa importância, talvez por não saberem exatamente o seu significado ou, até mesmo, por não terem o conhecimento do que vem a ser solo. É daí que vem a necessidade de se trabalhar os conteúdos da pedologia com mais atenção, até mesmo porque o solo é abordado também nos PCNs.
Assim como é abordado no texto, o ensino para os alunos com deficiência visual está baseado no tato, cheiro, e quase nada no auditivo, daí a necessidade de uma proposta que atenda essas necessidades dentro da pedologia, necessariamente temos que trabalhar: texturas, porosidades, permeabilidade, fertilidade, perfil de solo e utilidades do solo. Muitas vezes havendo dificuldade com relação a estes trabalhos por falta de recursos didáticos que contemplem essas necessidades.
É importante frisar que para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos especiais com o tema, é necessário que seja realizado um contato direto com o tema de estudo: o solo, em que os alunos possam sentir como as plantas estão fixadas ao solo e suas raízes. Os trabalhos com texturas mostram-se de fundamental para os alunos com deficiência visual.
Para isso, seria de fundamental importância uma maior interdisciplinaridade de conhecimento entre professores das escolas de Educação Básica e professores universitários, em forma de oficinas, sobre como trabalhar essa temática em sala de aula, no auxílio à confecção de materiais didáticos, que favoreçam o seu trabalho no cotidiano em sala de aula.
...