TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto 4

Por:   •  3/8/2015  •  Ensaio  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

No texto 4, são trabalhados dois capítulos. No primeiro, o autor traz para a discussão o porquê de ensinar e aprender Geografia. Com isto, o autor inicia o capítulo abordando a inteligência das pessoas, dizendo que mesmo em condições sociais não favoráveis, as pessoas desenvolvem uma inteligência geográfica, entretanto, faltam meios para tais pessoas, compreender o espaço e o tempo geográfico em que estão inseridos.

O autor, no capitulo coloca a importância de ensinar a Geografia, pois com ela, os alunos constroem e desenvolvem habilidades que contribuem para seu crescimento pessoal e para suas relações com os outros. Nesse ensinar Geografia, o autor coloca alguns objetivos que a Geografia proporciona aos alunos. Concluindo o capítulo, o autor coloca que o professor deve conhecer as ferramentas geográficas para que contribua com o aluno em desenvolver habilidades geográficas.

No segundo capítulo, o autor trabalha o significado de ensinar Geografia que logo no início coloca “A idéia do ensinar está muito próxima à do aprender”, ou seja, o autor afirma que o professor só ensina quando o aluno aprende e, sendo assim, transforma a informação obtida em conhecimento. Para que esse conhecimento seja efetivado, o autor trabalha a idéia de que o professor deve usar em cada aula, uma ferramenta diferente para a aprendizagem do aluno.

E para o ensinar Geografia, o professor deve partir do conhecimento do aluno, o qual é obtido durante sua vida até o momento em que a aula é aplicada. Isto porque, segundo o autor, os alunos devem associar os saberes do professor com os saberes registrados em vida, guardados em suas memórias.

Concluindo o capitulo, o autor traz um quadro com as formas de ensino-aprendizagem da Geografia, explicando a forma tradicional do ensino-aprendizagem e a forma contemporânea, apontando as diferenças entre eles. A forma tradicional, onde o saber já vem construído e o aluno deve memorizar e a forma contemporânea, no qual o saber é construído pelo aluno, através da contribuição do professor com o seu saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com