Usinas Hidreletricas
Por: Ra18A24 • 18/6/2015 • Artigo • 6.715 Palavras (27 Páginas) • 316 Visualizações
RESUMO
“O Impacto Ambiental no Solo e na Água Proveniente da Ação Humana” é composto por reflexões referentes às alterações ambientais provocadas pelo homem no solo e na água. Analisa a poluição causada pelos produtos químicos usados na agricultura que alteram e contaminam a vida dos solos e dos rios. Faz referências também à poluição dos rios por parte dos esgotos domésticos e das grandes indústrias. Alerta para a necessidade de mais investimentos para o tratamento desses esgotos e para a importância dos mananciais que cada vez mais estão sendo encontrados em locais distantes dos centros consumidores de água, tornando a água cada vez mais escassa em certas regiões do Brasil. A idéia principal desse estudo é fazer algumas reflexões sobre os temas elencados acima, despertando o interesse das pessoas em preservar o meio ambiente para a própria preservação da espécie humana.
Unitermos: Poluição; Preservação do Meio Ambiente; Agrotóxicos; Escassez da Água; Erosão e Poluição do Solo.
DEDICATÓRIA
A todos que direta ou indiretamente contribuíram para a elaboração deste trabalho.
AGRADECIMENTOS
A Deus: Por ter-me dado forças para vencer obstáculos, não permitindo que o cansaço me dominasse. Se consegui conquistar este ideal, mais do que a todo mundo o devo ao Senhor.
Que a luz divina continue a iluminar o meu caminho e me conceda a serenidade necessária para aceitar as coisas que não pude mudar, coragem para mudar aquelas que puder e sabedoria para distinguir uma das outras.
Aos meus pais: A vocês que me deram a vida e me ensinou a vivê-la com dignidade, não bastaria um obrigado.
A vocês que me iluminaram os caminhos obscuros com afeto e dedicação para que trilhasse sem medo e cheio de esperanças, não bastaria um muito obrigado.
A vocês pais por natureza e por amor, não bastaria dizer um muito obrigado, pois não tenho palavras para agradecer tudo o que tem feito por mim.
A minha irmã Sônia: A você péla dedicação, carinho, amor, paciência e incentivo que sempre teve comigo, você sempre foi e continua sendo minha fortaleza, agradeço imensamente por tudo que fez e continua fazendo por mim.
Aos mestres: Aqueles que me transmitiram seus conhecimentos, experiências profissionais e devida com dedicação e carinho, aos que me guiaram para além das teorias, das filosofias e das técnicas, expresso o meu maior agradecimento e meu profundo respeito, e sempre será pouco diante do muito que me foi oferecido.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 8
1. O SOLO E A AGRICULTURA 9
1.1 A Erosão 12
1.2 A Poluição 14
1.3 As Consequências dos Agrotóxicos no Meio Ambiente 15
2. A ÁGUA 18
2.1 O Ciclo da Água 18
2.2 A Água no Planeta Terra 19
2.3 A Água no Brasil 20
2.4 Os vários usos da Água 21
2.5 A Importância da Água para o Desenvolvimento Humano 22
2.6 Fatores de Poluição da Água 23
2.7 Escassez da Água 24
3.CONSIDERAÇÕES FINAIS 26
4.FONTES 27
5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 28
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tratará das alterações ambientais provenientes da ação do homem e seus efeitos na sociedade e no meio ambiente.
No primeiro capítulo, será mostrado que o solo, principalmente quando usado pela agricultura, sofre alterações em suas propriedades, criando um novo ecossistema, diferenciando-se do meio natural. Ao retirar a vegetação para a prática da agricultura, o retorno de matéria orgânica para o solo é minimizado, tornando-o exposto à radiação solar, aquecendo e acelerando o processo de decomposição solar, deixando-o mais frágil à erosão e ao selamento superficial. O uso freqüente do solo subtrai os nutrientes que não são repostos, causando o empobrecimento dos mesmos e tornando as culturas mais vulneráveis às pragas e doenças, aumentando cada vez mais o uso de produtos químicos, tornando a erosão ainda mais perigosa, pois ela arrasta, juntamente com o solo, os fertilizantes e agrotóxicos, causando a contaminação dos rios.
No segundo capítulo, será feita uma apresentação da importância que a água tem para a vida humana, mostrando que os mananciais estão ficando cada vez mais escassos e poluídos, devido à falta de controle e investimentos em coletas e tratamentos de esgotos. Além disso, os mananciais próprios para o consumo, são encontrados cada vez mais longes dos centros consumidores, que é o caso do Brasil. Sabe-se que a maior parte disponível para o consumo, cerca de 80%, está localizada na região Amazônica, correspondendo apenas 5% da população brasileira e os outros 20% restantes se distribuem desigualmente para os 95% da população do Brasil.
A abordagem principal deste capítulo são as fontes de poluição da água (os agrotóxicos e a retirada da mata ciliar) e a sua escassez devido ao mau uso pelo homem.
Por fim, o objetivo principal deste estudo é mostrar que é preciso preservar o meio ambiente como condição fundamental à sobrevivência da espécie humana neste planeta.
1.O SOLO E A AGRICULTURA
A agricultura é a mais antiga e maior atividade humana. Ainda hoje mais da metade da população mundial sobrevive do trabalho
...