Yves Lacoste
Casos: Yves Lacoste. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thais2014 • 14/11/2013 • 2.622 Palavras (11 Páginas) • 576 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL LIMITADA
UNIDADE MORUMBI – RUA CANCIONEIRO POPULAR, N°28, JD MORUMBI, SÃO PAULO - SP, CEP 04710-000, TEL.: (11) 5180-9000
GEOGRAFIA - LICENCIATURA
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Prof° MARIA AUGUSTA
GRUPOS SOCIAIS
Thaís Parolin 5824160058
Vanderley Rocha Lopes 5827172519
SÃO PAULO – 2013
Resumo
Nesse trabalho, nós vamos abordar o tema “grupos sociais”.
Iremos falar sobre seus conceitos, grupos, comunidades entre outros. Procuraremos ser o mais breve e compreensível possível, não perdendo o foco ou acabar indo de encontro a mais dúvidas e conflitos. Abrangeremos temas que informam sobre a metrópole paulista, desigualdades sociais, segundo Marx e Weber, além de citar as diferenças sociais e causas de movimentos migratórios no Brasil.
Abstract
In this work, we will address the topic "social groups".
We will talk about their concepts, groups, communities and others. We will try to be as brief and understandable as possible, without losing focus or end up going against more doubts and conflicts. We cover topics that inform on the São Paulo metropolis, social inequality, according to Marx and Weber, besides mentioning the social differences and causes of migration in Brazil.
Introdução
Quando nascemos, o primeiro grupo que fazemos parte é a nossa família, no decorrer da vida, nós frequentamos a escola, arrumamos emprego e nos relacionamos com pessoas diversas. Assim nós nos tornamos indivíduos únicos.
Porém, isso não quer dizer que nós não façamos parte da sociedade, pelo contrário,isso nos deixa perfeitamente integrados a ela.
Onde nós queremos chegar é no ponto de dar aos grupos sociais a importância que seu estudo tem na sociologia.
Espaço e Grupos Sociais na Metrópole Paulista
Cidades, anéis e níveis de análise
Dois mecanismos principais foram mobilizados para sustentaro modelo radial-concêntrico: a história urbana e o mercado de terras. Muitos autores brasileiros defendem que a configuração radial-concêntricatem tem um gradiente decrescente, do centro à periferia. Há uma grande precariedadehabitacional urbana a partir do centro. Conferimos a cada setor censitário um novo atributo- o de distância do centro.
Taschner e Bógus intitularam São Paulo de a cidade dos anéis. A cidade se organiza em termos sócio-econômicos de forma radial e concêntrica; todas as variáveis verificadas apresentam um mesmo padrão de comportamento, piorando à medida que nos afastamos do centro.
Até cinco quilômetrosdo centro, a escolaridade de um chefe de empresa, atinge a média de onze anos ou mais. Nos setores mais distantes não chega a seis. Nos setores centrais o percentual da renda dos chefes também é maior se considerada com setores mais afastados.
Isso a mostra a capacidade descritiva do modelo de anéis. Porém, essa agregação esconde diferenças importantes que só existem no interior de cada área.
O setor censitário (menor unidade permitida pelo censo do IBGE), nos garante um grande grau de detalhe e certa uniformidade nas unidades espaciais.
A configuração da metrópole, paulistana é considerada radial-concêntrica, porém, do ponto de vista de análise de maiores detalhes, a metrópole é marcada por inversões, enclaves e subcentros.
Descontinuidades Territoriais
Segundo a visão tradicional de constituição do espaço metropolitano, o crescimento se originaria em um ponto e iria se espraiando para fora ao longo do tempo, tendo sempre em sua borda os grupos sociais com pior inserção na estrutura social e no centro os grupos mais ricos. Um exemplo desse processo pode ser visto com a distribuição de renda média dos chefes por setor na região do ABC paulista. Do ponto de vista econômico, Santo André e São Bernardo são os mais importantes, por sediar uma grande quantidade de indústrias de grande porte, Ribeirão Pires se localiza em zona de proteção aos mananciais e quanto à São Caetano do Sul , Mauá e Diadema, também sediam atividades econômicas importantes, com características muito diferentes entre si. São Caetano representa a ocupação mais antiga da região ligada à presença de ferrovia e atividade operária desde o século XX, Diadema e Mauá representam as periferias dessasregiões.
Esse processo também está ligado à ação de empreendedores imobiliários, queadquirem terra e multiplicam-lhe a valorização ao alterar seu uso, provocando substituições de grupos populacionais ao longo do tempo. Entretanto, o processo de substituição também pode de maneira abrupta, conduzindo a construção de enclaves territoriais de ricos em áreas periféricas e de pobres sem que haja nenhum contato social dos primeiros com o seu entorno.
Alphaville, de início, destinava-se a constituir um polo de indústrias leves e não poluentes, mas com o fracasso da iniciativa foi convertido em um empreendimento imobiliário de grandes proporções.
Outra descontinuidade social são as favelas, também chamadas de “rugosidade urbana’’. Trabalhos recentes mostram que mesmo esse tipo de solução habitacional apresenta heterogeneidade interna, ou seja, estamos construindo indicadores que incorporam outras dimensões da pobreza urbana, que não se expressa apenas mediante padrões de renda.
Contextos grupais e sujeitos em relação: Contribuiçãoe reflexões sobre grupos sociais
Neste artigo começamos a entender como o individuo se constituiu ao logo da historia-social.
Entendemos que o indivíduo é formado a partir do momento
...