A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
Por: lucielenoliveira • 16/9/2017 • Trabalho acadêmico • 3.247 Palavras (13 Páginas) • 396 Visualizações
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 3
2.DESENVOLVIMENTO 4
3.CONCLUSÃO 10
REFERENCIAS 11
1.INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo, está fazendo uma explanação sobre qual a função da escola ou a função social da escola, estaremos mesclando neste trabalho a função da escola enquanto meramente escola e a função social da escola enquanto instituição não só social e mas também política no tempo presente, será analisado a função social da escola em consonância com as concepções dentro do sistema de ensino brasileiro. A escola possui tem três funções, entre elas estar socialização, cultural e seletiva sabemos que função social da escola é preparar o indivíduo para o convívio em sociedade e estimulando a cidadania, então a primeira função social é a socialização, essa ideia de função social vem do positivismo de Emile Durkheim sociólogo do século xx, ele via a escola com uma estrutura fundamental pois a partir da escola os indivíduos são educados e preparados para a vida adulta.
A apresentação deste trabalho se dar através da análise e compreensão do artigo referido no qual foi enviado para elaboração do trabalho. Estaremos debatendo a questão sobre a importância da função social da escola e será abordado vários temas ligados ao acesso à cultura a educação inclusiva a diversidade cultural a formação da cidadania, as políticas sócias são indispensáveis para o crescimento econômico não contribua cada vez mais para a desigualdade social, no dia 21 de Maio de 2015 ano passado UNESCO Comemorou o Dia da diversidade e expressões culturais que aconteceu em Brasília tamanha relevância vem sido dada a diversidade cultural e sua promoção por intermédios de programas educacional como este promovido pela mesma, no qual vinheira turistas de vários partes do pais ,o objetivo desse programa e promover a ação social com finalidade de exacerbadas as diferenças, a desigualdade cada vez mais, foi lançado dois filmes educativos explicativos sobre a Conversão sobre a Proteção e Promoção da diversidade das Expressões Culturais no ano de 2015 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura a Unesco, para quer possa sobressair os fatores de sustentabilidade e desenvolvimento, possibilitando a todos as mesmas oportunidades do direito a educação e cidadania.
Ao decorrer do trabalho estaremos apresentando aplicabilidade de algumas experiências com o que foi discutido durante o texto até o final do mesmo.
2.DESENVOLVIMENTO
No artigo “Função social da escola e organização do trabalho pedagógico”, que referenda este trabalho, o autor José Geraldo Silveira Bueno (2001), estará fazendo o a seguinte reflexão “Que escola é esta hoje?” O autor faz uma abordagem crítica sobre a escola atual, antes de iniciamos o assunto abordado para o trabalho destinado, Silveira Bueno faz o seguinte adendo inicial para refutação do argumento utilizado por muitos, uma reflexão da democratização do ensino nas últimas décadas, entre ela estar a (ampliação de vagas; mais professores), entretanto é a responsável pelo declínio ou queda da qualidade na atuação da escola.
Do ponto de partida oposto a esse argumento, o autor acena atuações “in situ”, nas quais casa unidade escolar, mesmo com todos os problemas de estruturais e das políticas educacionais falhas, estaria responsabilizando-se em desenvolver suas práticas pedagógicas e se baseia na realidade na qual estar inserido.
A escola enquanto instituição e unidade/espaço tem o papel fundamental, fazendo a diferença para o aluno, é um ambiente propicio e privilegiado para a troca de convivência social, aonde o aluno vai aprender a respeitar diversidade cultural do outro grupo social, pois o preconceito se dar por rejeita daquilo que é diferente, então quando a criança é ensinada que o outro é igual a ele mesmo na sua singularidade ou seja na sua particularidade, o Brasil é um pais no qual ha influência cultural de vários povos ,o índio nativo, português o europeu e o negro vindo África, no entanto cada grupo social possui sua própria cultura ,a cultura é uma capacidade singular do ser humano e no Brasil houve uma aculturação. Na década de 80 e 90 ocorreu a firmação da diferença e reconhecimento da identidade afro-brasileira, Segundo Silva (2014) é a pluralidade étnica que marca a identidade da população brasileira. É fundamental ensinamos e inserimos as crianças ao convívio em sociedade e a escola é um meio social, e ensinamos a respeitar o outro na sua particularidade. Para o autor isso só irar acontecer quando ocorrer um projeto de fato, uma interação entre as unidades escolares, um projeto envolvendo todos; os alunos, professores, gestores e funcionários e comunidade, esse pensamento nos lembrar um dos clássicos da sociologia, Emile Durkheim a sociologia positivista ou positivismo trazendo a ordem e o progresso. Para isso, em aponta como ponto de partida, apresentaremos algumas sugestões para fazemos algumas observações direcionadas as reais situações que as escolas se encontram no tempo presente:
1. Configuar um projeto pedagógico real, envolvendo todos os elementos que compõe o quadro sócio educacional, priorizando o acesso à cultura, no desenvolvimento da cidadania e a consciência do espaço social, tendo como variação o histórico de cada escola. 2. Privilegiar o cotidiano da escola com redução da distância entre o discurso e a pratica favorece o acesso ao conhecimento e organização do tempo escolar. 3. Estabelecimento de metas precisas gradativas para o conhecimento, para a formação da cidadania e convício em sociedade.
Até aqui, o autor repete há muito tempo vem discutido na teoria, porém a execução da pratica vem esbarrando em professores mal remunerados e desestimulados, os detentores indicados politicamente (muitas vezes despreparados para a gestão escolar), unidades escolares situadas em área de alto risco, violência explicita em ambientes escolares e a falta de interesse por parte das comunidades. Estas sugestões seriam possíveis em escolas de pequeno porte, mas em unidades que comportam grande contingente de alunos em ambiente escolar degradado, sem material didático, sem aparelhamento apropriado e turmas infladas ou avolumada com 40 ou 45 alunos, estas sugestões podem até ser estabelecidas, no entanto será difícil serem compridas. Não podemos desprezamos esses fatores, como obstáculos para execução autor estar sugerindo que cada
...