A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Por: Cleberfran • 24/4/2020 • Trabalho acadêmico • 369 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA[pic 1][pic 2]
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PROF.ª MSC. JUSSARA MARIA VIANA SILVEIRA ALUNO(A): JOSEFA ROBERTA SANTOS BARBOSA DATA: 20/02/2009
FICHAMENTO
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA:
RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da Educação Brasileira: A organização escolar. 19.ª ed. Campinas, SP. Autores associados, 2003 (p.17 a 28).
OBJETO:
Organização Educacional pelos Jesuítas.
OBJETIVO:
Instruir a Elite Colonial para um trabalho intelectual e catequisar os índios.
METODOLOGIA:
A metodologia foi trabalhada com o autor RIBEIRO, que tinha como método pesquisas de fatos históricos daquela época (século XV) e utilizou citações de outros autores.
PRINCIPAIS CONCEITOS UTILIZADOS PELO AUTOR:
“...E se os que se dispuseram vieram para organizar, necessário se fez a escravização de quem trabalhasse a terra; os índios e os negros. Estes visaram satisfazer os interesses da burguesia mercantil portuguesa, porque possibilitaram a produção a baixo custo e porque o escravo, enquanto mercadoria, era fonte de lucro...” (p. 20)
[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]“...Os jesuítas deveriam fundar colégios recebiam subsídios do Estado português relativa a missões. Dessa forma, ficariam juridicamente obrigadas a formar gratuitamente sacerdotes para a catequese.” (p.21)[pic 8]
PRINCIPAIS CONSIDERAÇÕES DO AUTOR:
“A elite era preparada para o trabalho intelectual segundo um modelo religioso, mesmo que muitos de seus membros não chegassem a ser sacerdotes...” (p.24)
“A importância social destes religiosos chegou a tal ponto que se transformaram na única força capaz de influir no domínio do senhor do engenho...”
...