A PARTICIPAÇÃO DO EXÉRCITO NO PROCESSO POLÍTICO BRASILEIRO NO PERÍODO DA SEGUNDA REPÚBLICA (1930-1945)
Por: Luiz Ribeiro • 2/9/2016 • Artigo • 5.953 Palavras (24 Páginas) • 489 Visualizações
DESCREVER A PARTICIPAÇÃO DO EXÉRCITO NO PROCESSO POLÍTICO BRASILEIRO NO PERÍODO DA SEGUNDA REPÚBLICA (1930-1945)
LUIZ GUSTAVO DIOGO RIBEIRO
RESUMO: Este trabalho destina-se a descrever a participação do Exercito Brasileiro no processo político nacional no período da Segunda República. Este período que vai de 1930 a 1945, marca uma série de fatos históricos da política brasileira, os quais refletem até os dias atuais. Este estudo da política brasileira na Segunda República é de vital importância para se entender os acontecimentos marcantes da História do Brasil como a transição da República Velha para a “Era Vargas”, a Intentona Comunista de 1935 e o Estado Novo, a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial e a redemocratização de 1945, bem como os acontecimentos que se seguiram nas décadas subseqüentes, como a Contra-Revolução Democrática de 1964, o período dos governos militares e a abertura política de 1985. Retrata também o início da conjuntura político-ideológica nacional que permanece até os dias atuais.
Palavras-Chave: Exército Brasileiro – história (1930-1945). Segunda República. Brasil – política e governo (1930-1945).
RESUMEN: Este trabajo tiene por objeto describir la participación del Ejército Brasileño en el proceso político nacional durante la Segunda República. Eso período 1930 a 1945, marca una serie de acontecimientos históricos en la política brasileña, que reflejan el día de hoy. Este estudio de la política brasileña en la Segunda República es de vital importancia para entender los acontecimientos significativos de la historia de Brasil como la transición de la Antigua República para "Vargas," la conspiración comunista de 1935 y el nuevo Estado, la participación de Brasil en la 2 ª Guerra Mundial y procesos de democratización y de los acontecimientos que siguieron en las décadas posteriores como la Revolución Democrática contra el de 1964, el período de gobierno militar y la apertura política de 1985. También representa el comienzo de la política nacional-ideológico que se mantiene hasta nuestros días.
Palabras clave: Ejército de Brasil - Historia (1930-1945). Segunda República. Brasil – política y gobierno (1930 – 1945)
DESCREVER A PARTICIPAÇÃO DO EXÉRCITO NO PROCESSO POLÍTICO BRASILEIRO NO PERÍODO DA SEGUNDA REPÚBLICA (1930-1945)
1 INTRODUÇÃO
O Exército Brasileiro, instituição nacional permanente, esteve sempre presente nos principais fatos da História do Brasil. Sua importância, em todo processo político-social, deve ser avaliado e estudado, para que sejam mais bem compreendidas as modificações estruturais, desde o processo da independência até o presente.
O contexto político atual deixa-nos uma impressão errônea, quanto ao papel político do Exército Brasileiro na história. Como ocorreu no período do Império, passando pela República Velha e nos dias atuais, o Exército Brasileiro não tem sua real importância reconhecida nos anais da história.
Compete para isto, o fato da história do Brasil ser estuda de maneira separada e não como um todo, deixando que fatos históricos importantíssimos sejam mal interpretados e distorcidos. Esta interpretação atual omite a realidade dos acontecimentos históricos e suas possíveis conexões com o futuro.
Ao correlacionarmos, não só o perfil militar da época, mas o conjunto do perfil historiográfico do povo brasileiro e suas ligações com a política, os fatos ocorridos no decorrer de todo processo evolutivo do Brasil, serão explicados de uma maneira mais precisa e coerente.
Assim, o período da Segunda República (1930-1945) tem grande importância no contexto histórico nacional. Foi um período transitório entre as oligarquias rurais que dominavam o Brasil, desde o Império, e o início da modernização do estado Brasileiro.
As manifestações políticas, subseqüentes a 1945, estiveram fortemente marcadas por este período. Em consonância com os aspectos ideológicos que balizaram, não só o Brasil, mas todo o mundo durante a década de 30 foi trilhada a política nacional, com reflexos que perduram até os dias atuais.
Diante destas modificações, grande participação teve o Exército Brasileiro. O poder concedido pelas Forças Armadas, possibilitou à política, nos momentos de crise, a força necessária para modificações de grande amplitude e importância pelo qual passou o país durante o governo de Getúlio Vargas.
Desta maneira, estudar a presença militar na política nacional faz com que fatos obscuros se tornem mais claros, intenções sejam melhor interpretadas e compreendidas, transformando um estudo até então particionado e desconexo da história, claro e linear.
... o melhor entendimento, pelos militares, do papel e do valor da política partidária, sempre se afastando dela, para ficarem no contexto de uma política nacional e institucional. (MAYA PEDROZA, 2008, p. 12)
Em função do exposto, procura-se, neste trabalho, integrar o conhecimento histórico básico com fontes que retratam a importância do Exército Brasileiro, no contexto da política nacional, no período da Segunda República.
2 CONCEITOS E MÉTODOS
A presente seção tem por finalidade contextualizar o tema de estudo, abordando os conceitos envolvidos na problemática em questão e apresentando as justificativas para a realização do trabalho, bem como as contribuições que a pesquisa pretende apresentar para a elucidação de fatos históricos ligados à História Militar.
2.1 TEMA
Descrever a participação do Exército Brasileiro no processo político nacional no período da segunda república.
2.2 APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA
O desconhecimento da influência que o Exército Brasileiro manteve sobre a política nacional no período considerado, torna desconexo e não linear o estudo da história do militar no contexto nacional.
Embora exista uma farta documentação que pode retratar, com grande riqueza de detalhes este período, infelizmente temos dificuldade em encontrar informações sobre o tema aqui abordado.
O advento da internet e fontes digitais não constituem fontes sólidas e conclusivas, desta ligação do Exército Brasileiro com a política nacional, nestes quinze anos que coincidiram, também, com a “Era Vargas”.
Desta maneira, surgem algumas indagações:
a. Porque é importante descrever a participação do Exército Brasileiro no contexto da política nacional no período da Segunda República?
...