A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
Por: Gian Saru • 8/11/2021 • Trabalho acadêmico • 891 Palavras (4 Páginas) • 103 Visualizações
20/05/2021
DIDATICA
PPC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
Universidade Estácio de Sá
Curso: Licenciatura em Historia
Professor (a): Fabiana Chinalia
Aluno: Gian Victor Soares
Explanação, reflexão e o pensar sobre planejamento.
- INTRODUÇÃO
A partir do conhecimento adquirido ao longo do estudo da disciplina, é percebido um processo de viver e entender sobre o ambiente escolar e a comunidade que a cerca, pois cada sala de aula pode dialogar diferente e o docente deve verificar de que maneira o conhecimento pode ser mais bem adquirido e absorvido pelos alunos. Seguindo essa premissa, o trabalho abordará uma reflexão sobre abordagem e planejamento educacional, tendo o tema Golpe Civil Militar de 1964 no Brasil.
- DESENVOLVIMENTO
Planejar é uma etapa primordial, em que se seleciona e organiza o conhecimento, recursos e o tempo, otimizando as tomadas de decisões, material, o método a ser utilizada e a avaliação. Gostaria de apresentar três conceitos nos quais enxergo como facilitadores no pensamento de uma montagem de planejamento.
Construção, sendo como você irá passar e adaptar esse conhecimento de forma que o aluno compreenda questões fundamentais relacionadas a currículo da serie que ele está cursando e esse conhecimento acaba por ser construído juntamente aos alunos.
Inserção, no sentido de levar o aluno a perspectivas sobre esse conhecimento e como ele funciona. Buscar transpor para vivencia e realidade mais próxima do aluno, assim ajudando na assimilação e relação de entendimento com a matéria.
Manutenção, séria como irá lidar com esses conhecimentos no decorrer ano letivo e tendo haver também com a maneira que optara fazer suas avaliações, direcionar e reelaborar os conhecimentos e mostrar de maneiras diferentes reinterpretando os saberes, mantendo dialogo aberto, fazendo o aluno parte desse processo.
- RESULTADO E CONCLUSÃO
Objetivo: Compreender as principais características e os acontecimentos que culminaram com o golpe Cívico-Militar em 1964 no Brasil.
Desenvolvimento: Projetar o objetivo da aula para a turma, pois é importante que os alunos entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, busque não antecipar respostas ou entregue muitas informações logo de começo, pois é importante garantir que haja construção de raciocínio por parte dos alunos.
Expor a conjuntura politica incentivado pelos grandes grupos econômicos, meios de comunicação, chefes militares na qual surgiu o movimento cívico-militar que depôs o presidente João Goulart. Como o presidente Jânio Quadros provocando os ânimos de civis e militares conservadores quando condecora Che Guevara e a renúncia de Jânio, que na sua sucessão provoca uma divisão entre os que eram a favor de Goulart e os militares que defendiam novas eleições. A implementação do parlamentarismo colocado como solução para crise, mas também como uma forma de diminuir os poderes do presidente. E as propostas feitas pelo presidente como reformas de base, que inclui a reforma agrária, provocando as elites e empresariado.
...