A VISITA TÉCNICA AO MASP ESTUDANDO A ARTE
Por: Isabelly753 • 3/9/2021 • Trabalho acadêmico • 389 Palavras (2 Páginas) • 161 Visualizações
ATIVIDADE COMPLEMENTAR 3 SEMESTRE UNIP EAD
VISITA TÉCNICA – EXPOSIÇÃO TARSILA DO AMARAL
Ao visitar o MASP para a exposição da Tarsila do Amaral é possível ver claramente que ela é uma das maiores artistas brasileiras do século XX, deixando evidente sua figura central o Modernismo. Foi uma exposição intensa, reunindo mais de 90 obras da mesma, deixando evidente as contextualizações, leituras e perspectivas. Como na pintura “Trabalhadores” (1938) onde é possível ver claramente o olhar de tristeza do homem que é retratado, o que torna a obra mais presente quanto nós imaginávamos, quando se diz de segmentos negro, indígena e os grupos de baixa renda – o povo brasileiro – que estão sendo massacrados pela reforma trabalhista que aumentou desemprego, reduziu salário, e capturou direitos; aumentou o custo de vida, transformando cada vez mais pessoas em cidadãos de segunda classe miseráveis. Apesar do Brasil ter conseguido sair do mapa da fome entre 2003 e 2016, quando milhões de pessoas passaram aa comer três vezes ao dia e por aí vai. Embora grande parte de sua produção certamente seja desconhecida ao grande público, e, portanto, se arrisca que não a reconheçam quando a vejam, é certo que o “Abaporu” (1928).
A exposição em geral, em si teve um grande enfoque em suas obras populares e em como a Tarsila explorou diversas maneiras de retratar o seu trabalho ao longo de sua carreira. Boa parte da crítica em torno de Tarsila feita até hoje no Brasil enfatizou suas filiações e genealogias francesas, possivelmente em busca da legitimação internacional da artista, mas assim marginalizando os temas, as personagens e as narrativas populares que ela construiu. Hoje, após bem-sucedidas mostras nos Estados Unidos e na Europa, podemos olhar para Tarsila de outras maneiras. Nesse sentido, os ensaios e comentários sobre suas obras incluídos na exposição e no catálogo são elementos fundamentais deste projeto.
Tarsila desde cedo soube extrair proveito da sua educação culta e se manteve sempre aberta às novas possibilidades encontradas nas vanguardas europeias, mas sem se desligar de sua herança cultural brasileira a qual retratou com seus traços singulares. A vida e a obra de Tarsila nos confirmam, sobretudo, sua preocupação com a arte como forma de transformação social, uma vez que nos levam à profunda reflexão sobre os abismos culturais e sociais existentes em nosso país bem como da ideia do “brasilidade”.
...