As Teorias e conteúdos de historia contemporânea
Por: FelipeMazeto • 10/11/2017 • Trabalho acadêmico • 739 Palavras (3 Páginas) • 312 Visualizações
Universidade Estadual de Maringá
Historia Contemporânea I
Professor: Moacir José da Silva
Aluno: Felipe Mazeto Melo
Atividades do livro Teorias e conteúdos de historia contemporânea
11/06/2017
Capítulo I
1) Após a leitura dos documentos 01, 02 e 04, escreva, com base neles, um texto explicando como o historiador pode reconstruir o passado, quais os referenciais metodológicos sugeridos nestes três documentos.
Documento 1
A história é um esquema mental conectando fatos individuais. A análise dos atributos da sociedade não deve começar pelo número de ocorrências, ao contrario das ciências naturais. A sociedade não é uma unidade natural. A ciência social busca constituir as totalidades reproduzindo as estruturas de relacionamentos entre fenômenos observáveis na vida real.
Documento 2
O documento 2 nos mostra que os acontecimentos e eventos sociais são determinados pela ação humana e não a simples vontade, pois as vontades e desejos por si só não impulsionam os acontecimentos, mas sim as ações.
Documento 4
Vemos no documento 4 que as ações de cooperação na sociedade são contratuais, buscam atingir objetivos e melhorias mutuas e se renovam diariamente. Além disto o documento nos mostra que o individuo já é concebido em um ambiente que está previamente organizado socialmente. A função das ações individuais é que compõem a sociedade, fora disso ela se torna uma ilusão.
Conclusão
Os documentos mencionados nos levam a refletir sobre a realização da historia no meio social. Provocando a percepção de novas perspectivas de na analise da sociedade, podemos extrair deles melhores formas de abordar os estudos sociais, concebendo as ações dos seres humanos dentro da sociedade como a maior legitimação de sua existência.
Assim concluímos que para uma analise historiográfica minuciosa da sociedade, devemos também analisar as ações individuais e seu papel no desenvolvimento desta sociedade.
Capítulo II
1) Com base nos documentos 1 e 3, explique como uma sociedade pode ser criada espontaneamente;
O documento 2 nos mostra uma teoria sobre como a sociedade existe e se mantém existente através das ordens endógenas que nos indicam que as sociedades podem ser concebidas através da necessidade de cooperação, assim como ocorre em outros organismos e formas de vida, e através desta necessidade biológica mútua se perpetua, acabando por perdurar mais que seus números ou membros. Enquanto que o documento 3 discorre este assunto baseando-se no que chama-se ordens abstratas pois se perpetua a manutenção da própria sociedade através das necessidades abstratas
...