As ideias liberais presentes no discurso
Por: weller • 27/10/2015 • Trabalho acadêmico • 293 Palavras (2 Páginas) • 632 Visualizações
As ideias liberais presentes no discurso ante o congresso constituinte da Bolívia
O discurso ante o congresso constituinte da Bolívia feito por Simon Bolívar possui em seu conteúdo fortes tendências liberais.
O discurso se inicia com considerações iniciais e logo ataca a tirania e a anarquia, formas de governo totalmente opostas, mas que atacam respectivamente a livre iniciativa e o capitalismo.
Simon, após suas criticas, propõe o Estado de direito onde o Estado é delegado por mais de dois poderes onde nenhum sobressai o outro e se dois divergirem um terceiro poderá intervir.
Simon relata a história de Alexandre Pétion que defendeu veemente os princípios liberais no Haiti só se tornando imperador devido várias intentonas contra seu governo. Contudo defende o presidencialismo e a fragilidade do presidente sendo este responsável somente pela nomeação dos funcionários da Fazenda, da paz e guerra e comando do Exército. Sendo de responsabilidade dos ministérios a administração e a execução das obras
Ainda sobre o despotismo forma de governo tão criticada pelos liberais, Simon diz que é melhor governar deste modo, cheio de empecilhos do que governar no total imperialismo.
Simon ao propor que se elegesse um décimo da sociedade para o legislativo ele está fortificando os princípios do individualismo metodológico onde todas as experiências devem vir do coletivo e não de princípios ou regras.
E por fim Simon Bolívar deixa claro o principio fundamental do liberalismo que é a liberdade, condenando a abolindo a escravidão e condenando a intervenção religiosa, deixando a igreja a cargo somente do espiritual, libertando o homem para seguir livremente os princípios capitalistas sendo estes administrados pela razão e não pela fé.
Fonte: BOLÍVAR, Simón. Escritos Políticos. Trad. Jaques Mario Brand; Josely Vianna Baptista. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 1992, p.109-120.
...