CAPOEIRA E SUAS VARIADAS PERSPECTIVAS E REPRESENTAÇÕES.
Por: Vania Leite Oliveira • 23/2/2017 • Resenha • 2.370 Palavras (10 Páginas) • 266 Visualizações
Redenção / CE Dezembro de 2016
CAPOEIRA E SUAS VARIADAS PERSPECTIVAS E REPRESENTAÇÕES.
Discente: Maria Vânia Leite de Oliveira
Docente: Dr. Sálvio Fernandes de Melo
Disciplina: Fund. Prat. e Fil. da capoeira
RESUMO
Esse trabalho tem como objetivo analisar como a capoeira é vista e também utilizada em diversos ramos e atividades do cotidiano da sociedade. Para entender melhor a analise dessas atividades me utilizarei das falas de dois autores em seus respectivos artigos.
Buscarei relatar, baseado na visão desses autores, como a capoeira pode ser usada na dança contemporânea e como a mesma estabelece relações com a educação física. Sendo assim, ressaltarei pontos nos quais considero como mais importantes, das falas dos autores nos respectivos artigos, descrevendo dessa maneira, uma pequena analise dos fatos relatados. Mas antes, falarei um breve resumo sobre o processo de surgimento da capoeira.
1- INTRODUÇÃO
A capoeira foi vista durante algum tempo no passado como uma forma de criminalização e marginalização de determinados grupos sociais. Mas com o passar dos anos, através de ensinamentos de vários mestres e professores de capoeira e ainda com a contemplação e reconhecimento da capoeira como patrimônio cultural imaterial da humanidade dado pela Unesco, a capoeira começa a ganhar espaços no Brasil e no mundo.
Ainda não se sabe ao certo a origem da capoeira, segundo o dossiê Inventário Para Registro e Salvaguarda da Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil ela possui três mitos fundadores que são:
1- A capoeira nasceu na África Central e foi trazida intacta por africanos escravizados.
2- A capoeira é criação de escravos quilombolas no Brasil.
3- A capoeira é criação dos índios, daí a origem do vocábulo que nomeia o jogo.1
1 Dossiê Inventário Para Registro e Salvaguarda da Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil, Brasília, 2007.
Esses mitos ainda são questões bastante discutidas e não há com dizer se são realmente verdadeiras ou falsas, mais o certo é que a capoeira desde sua formação passou por processos difíceis de reconhecimento e aceitação. Foi considerada uma prática criminosa e marginal durante a década de 1890 até 1937. Intitulado no governo de Marechal Deodoro da Fonseca o código penal brasileiro da época, proibia a prática da capoeira no território nacional e visava também à punição rígida para o capoeira que fosse pego praticando-a. A partir de 1934,
através de um decreto, feito pelo então presidente do Brasil Getúlio Vargas, a capoeira deixa de ser considerada crime e em 1937 era oficialmente intitulada como esporte nacional.
Através desses processos de reconhecimento a capoeira torna-se a atualidade um patrimônio cultural e imaterial da humanidade, o titulo foi dado durante a 9º Sessão do Comitê Intergovernamental para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial que ocorreu em Novembro de 2014, na cidade de Paris. Esse título foi só mais um reconhecimento do quanto à cultura afro-brasileira e africana é importante na formação social e cultural da sociedade brasileira principalmente.
2 – CAPOEIRA, DANÇA CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO FÍSICA.
O primeiro artigo analisado é do autor Lindemberg Monteiro dos Santos, que busca usar movimentos da capoeira regional na dança contemporânea. O autor afirma que, ao utilizar a capoeira regional na dança contemporânea pretende-se alcançar “uma ressignificação de movimentos corpóreos das articulações anatômicas que o corpo manifestará, ao apreender a movimentação da capoeira, assim como a criação de signos na dança.”2 Segundo o autor é provável ainda, ver nas artes no geral:
2 SILVA, Paula Cristina da Costa. CAPOEIRA E EDUCAÇÃO FÍSICA – UMA HISTÓRIA QUE DÁ JOGO... PRIMEIROS APONTAMENTOS SOBRE SUAS INTER-RELAÇÕES. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Santa Catarina, v. 23, n. 1, p.139.
3 Idem, Ibidem.
4 Idem, Ibidem.
5 Idem, Ibidem, p.140.
variedades de sentidos e significados e que, através das mais diversas práticas culturais, sejam elas corporais, sejam da língua, tem-se contato com esses sentidos e significados. [...] Mesmo não percebendo, o homem significa o tempo todo. Portanto, significar é uma particularidade humana que, entre outras funções, torna possível o processo de comunicação.3
Dessa forma, faz o seguinte questionamento será que é possível “a construção de diversidade de movimentos, na base da Capoeira, nas diversidades de corpos, enquanto propostas de movimentos corporais na área da dança contemporânea?”4 Para tentar responder esse questionamento Lindemberg Monteiro, traz o conceito de “performance”. De acordo com o autor:
[...] o corpo se encontra e passa por todas as artes, nas quais se encontram diversas linguagens e muitos produtos e processos que sustentam e originam a performance como uma espécie de ponto de convergência de todas as artes. [...]5
Surgindo nesse contexto “uma determinada ação corpórea com a utilização de um objeto, ou melhor, um instrumento musical qualquer da capoeira fazendo uma conexão com o corpo.”6 Gerando assim a “possibilidade de aproveitamento [...] na multiplicidade das artes, onde as linguagens da dança, teatro, música, artes visuais e outras se fundem em propósito sinestésico, sugerindo o conceito de hibridismo cultural.”7 Para relacionar os movimentos da capoeira regional com a dança, Santos menciona ainda, a noção sobre o ensino da dança:
6 SILVA, Paula Cristina da Costa. CAPOEIRA E EDUCAÇÃO FÍSICA – UMA HISTÓRIA QUE DÁ JOGO... PRIMEIROS APONTAMENTOS SOBRE SUAS INTER-RELAÇÕES. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Santa Catarina, v. 23, n. 1, p.140.
7 Idem, Ibidem.
8 Idem, Ibidem, P. 141.
9 Idem, Ibidem.
10 Idem, Ibidem, P.142.
O ensino da dança, como qualquer área de conhecimento, demanda suporte para o processo de sua construção. Isto porque toda criação exige fundamentos técnicos, teóricos e vivenciais. [...] E, nesse sentido de construção, de criação, da experimentação da diversidade, da inter-relação com as outras artes, surge a dança contemporânea [...]8
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