Caracterização da Bioetica
Por: Amanda Alves • 26/3/2019 • Dissertação • 377 Palavras (2 Páginas) • 148 Visualizações
CEPMG PEDRO XAVIER TEIXEIRA
SENADOR CANEDO, 01 DE MARÇO DE 2018
Profº(a) Larissa Faria
Aluna: Amanda Alves da Cruz Nº 01 Série: 3ºA
Aluna: Maria Carolina Lopes Nº 22
Disciplina: Filosofia
Tema: Bioética
A Caracterização da Bioética
A Bioética estuda os problemas éticos gerados como consequência dos avanços científicos ao longo da existência humana. Os fundamentos da bioética só podem ser considerados verdadeiros quando outras áreas (além das Ciências Médicas e Biológicas) são inclusas nas pesquisas, como por exemplo a Filosofia, a Antropologia, o Direito, a Sociologia, a Política e a Economia.
É caracterizada por quatro princípios diferentes conhecidos como; Princípio da Beneficência - onde se deve garantir o bem estar da vida do individuo -, Princípio da Autonomia - onde se deve respeitar a crença, a vontade e os valores morais do individuo - Princípio da Justiça ou Equidade - que se preza tratar cada indivíduo conforme o que é moralmente correto e adequado, e de dar a cada um o que lhe é devido - Princípio da Não Maleficência - quando medidas tem que ser tomadas para que não exista dor ou sofrimento a um individuo.
Os princípios da bioética não são padronizados em uma hierarquia então sempre que houver duvida ou conflito entre eles, deve-se perguntar ‘’como, quando e o quê’’ vai determinar um se sobrepor ao outro.
Há duas situações da bioética que são muito complexas, sendo elas Emergentes e Persistentes. A bioética Emergente baseia-se nas discursões de assuntos mais recentes, envolvendo projetos genéticos, doações e transplantes de órgãos e tecidos humanos, fecundação assistida, eugenia, clonagem e muitas outras. Já as situações Persistentes se referem a questões que acompanham a evolução e o desenvolvimento do ser humano, questões essas de exclusão social, como discriminações de gênero, etnia, sexualidade, direitos humanos, democracia, aborto, eutanásia e etc.,
...