Cristianismo na Alta Idade Media
Por: Lucas Vinicius Leandro • 9/9/2016 • Projeto de pesquisa • 548 Palavras (3 Páginas) • 671 Visualizações
DESENVOLVIMENTO :
Cristianismo na alta idade media:
Para podermos entender o que foi a Idade Média (476 a 1453) é necessário entender como a igreja católica se desenvolveu nesse período, foi durante os 10 séculos que foram chamados de Idade Média, que essa instituição se expandiu. A atual igreja católica atual está baseada no cristianismo, que é a crença em Jesus Cristo, o homem que afirmou ser enviado pelo criador do mundo.
Seu surgimento foi no século 1 da nossa era, no qual o calendário usado é o cristão, os contemporâneos acreditavam em sua palavra, e começaram a espalhar ideias contando fatos e acontecimentos de sua vida. E isso foi crescendo com o passar do tempo ao longo dos séculos seguintes e chegando ate os dias atuais. Os cristãos foram perseguidos durante 300 pelos bárbaros, mas após um longo período foram aceitos pelo Império Romano, que até então eram seus maiores inimigos. Após isso o Império tomou o cristianismo a religião oficial dos romanos, sendo banida qualquer outra religião ou rituais diferentes daqueles a serem praticados. A própria organização da sociedade medieval (dividida em clero, nobreza e servos) era um reflexo da Santíssima Trindade. Além de da vida na terra ser desprezada em relação aos benefícios que seriam alcançados pela vida no céu. Nessa forma estavam influenciados pelo dilema da vida após a morte. A Bíblia Sagrada é considerava a obra central do cristianismo, que é baseada em uma crença monoteísta, e tem por seu principal objetivo que Deus é o criador de todas as coisas do Universo, tendo criado mundo em sete dias. A religiões cristãs preconizam o amor a deus e ao próximo, conforme todos os ensinamentos pregados por jesus.
A ideia do Império:
O Império Romano foi construído após o fim da República, e correspondeu ao período de maior esplendor da Civilização Romana, ele se consagrou em (27 a.C. – 476 d.C.).
Durante o Império, a civilização Romana conheceu seu apogeu politico e cultural, após o fim das guerras acabou levando a maior extensão territorial que os romanos conseguiam, houve um maior investimento nas artes, literatura e filosofia. Foi durante o império romano que o cristianismo se fortaleceu, mais de certa forma passou a ser um perigo para a ordem romana, pois os cristãos se recusavam a cultuar as divindades romanas.
O império Romano foi uma das mais fortes potencias econômicas, politicas e militares do seu tempo, foi o maior império da antiguidade clássica, acabou atingindo na época 21% da população mundial, o que veio a proporcionar uma vasta influencia da língua, cultura, religião, técnicas, arquitetura, filosofia. Ao longo da idade media houve diversas tentativas de estabelecer sucessores ao império, entre eles o Império Latino e o Sacro Império Romano-Germânico. Entre os séculos XV e XX, difundiu a cultura romana a uma escala mundial, tendo forte influencia na construção do mundo contemporâneo.
Fusão dos Valores Romanos com os Valores Germânicos:
A crise do mundo romano e as invasões barbaros marcaram o fim do império romano do ocidente e o advento da idade media, dessas invasões houve a fusão dos elementos romanos e germânicos, que mudou de certa forma o futuro da Europa Ocidental nos séculos seguintes, dando origem ao Feudalismo.
http://www.miniweb.com.br/Historia/Artigos/i_media/romanos_germanicos.html
...