Didática da História no Ensino Fundamental
Por: Guizzao95 • 10/4/2017 • Bibliografia • 5.042 Palavras (21 Páginas) • 367 Visualizações
[pic 1][pic 2]
HISTÓRIA
Desafio Profissional:
Ciências Sociais
Didática da História no Ensino Fundamental
Multimeios Aplicados à Educação
História Medieval
História do Brasil Imperial
História da América Independente
Diego Fernandes Francisco – RA 1701303800
Fabiana Alves de Deus - RA 1709974175
Guilherme Teixeira Ghedini - RA 2834319235
Jucilene Pollon de Souza - RA 2854180824
Marcia Cristina Shimada Alves - RA 1708170506
Tutora Presencial: Prof. Esp. Marli Aparecida Fratini de Lima
Tutora a Distância: Prof. Esp. Elton Mitio Yoshimoto
LUCÉLIA – SP
NOVEMBRO/2016
Introdução
Por meio deste desafio profissional apresentamos uma WebQuest visando a sua aplicação na disciplina de História para alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), da qual favorece o aprendizado relacionado a História do Império, do Brasil e da América Independente e com isso incentivamos o uso educativo das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação).
As WebQuest auxiliam no processo de ensino e aprendizagem por meio do uso dos recursos de Informática e Internet. Essa metodologia torna-se viável graças a acessibilidade das crianças e adolescentes nesse meio de comunicação, além disso, elas ainda dispõem de praticidade para disponibilizar e compartilhar conhecimentos e recursos audiovisuais.
No entanto, para a elaboração desse desafio profissional foi necessário percorrer alguns passos até a construção da WebQuest, dos quais são:
No primeiro passo é descrito a temática Cultura e sua evolução ao longo do tempo. São apontadas as características da cultura medieval e as culturas que fazem parte da história da América e do Brasil.
No Passo 2 é possível encontrar os objetivos que o educador pretende alcançar com a WebQuest, em que se destaca o interesse pela história global e a reflexão à respeito da trajetória dos povos; além do incentivo a participação ativa desse aluno na construção de conhecimento.
Em seguida, na terceira etapa, apresentamos um planejamento para a elaboração de Proposta de Atividade que irá compor a construção de uma WebQuest.
No Passo 4 refletimos sobre o uso da WebQuest na educação e sua importância, além de se atentar nas diversas orientações necessárias na construção da WebQuest, como os itens: Introdução, Tarefa, Processo, Recursos, Avaliação e Conclusão.
E por fim, no Passo 5, apresentamos os conteúdos que foram publicados na WebQuest conforme cada item descrito acima. Portanto, o link dessa WebQuest está disponível no capítulo 5 desse Desafio Profissional.
1 Passo: Cultura
O significado de cultura é múltiplo e por muitas vezes contraditório. A cultura é definida como as produções da humanidade que envolve desde aspectos espirituais, comportamentais e materiais. O cientista Charles Darwin trouxe a definição de que a cultura estava ligada a evolução e, portanto que os seres humanos passavam pelas mesmas etapas durante toda a existência. Essa teoria já foi questionada pelo pensador Franz Boas afirmando que toda cultura tem sua história própria, sendo então de caráter particular e não passível de ser julgada por outras culturas.
Segundo o âmbito das Ciências Sociais, a cultura pode ser classificada como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais que vão sendo aprendidas de geração em geração. Isso fica evidente nos apontamentos de Alfredo Bosi, que considera a cultura como um conjunto de práticas, técnicas, símbolos e valores que são passados de geração em geração e assim garantem o convívio social; ou seja, a cultura que permiti que o indivíduo se adapte ao meio social e natural.
O conceito de cultura também envolve a produção artística e intelectual, que pode ser de cultura de massa (aquela de caráter popular e que visa alcançar o maior número possível de pessoas) ou uma cultura erudita (aquela produzida por minucioso estudo e que é feita por muitas pesquisas, análises teóricas e experimentação).
Na idade medieval a igreja católica tinha grande influência nessa população, influenciando não apenas no aspecto religioso, mas também nas esferas políticas, econômicas e pedagógicas. A influência do cristianismo esteve presente nas expressões culturais graças a seu poder religioso e também decorrente da posse de riquezas, tendo assim autonomia para impor valores tanto na esfera pública e privada.
Na época feudal, com o predomínio do cristianismo, a maioria dos europeus acreditava na presença constante de Deus; os trabalhos e atividades tinham de ser abençoados pelos sacerdotes e grande parte das festas e distrações precisavam de um grande motivo religioso para acontecerem. (MICELI, 1998, p.21).
Entre as produções artísticas de destaque dessa época temos as artes visuais, da qual passou a ser um recurso satisfatório da igreja para propagar os ideais religiosos, já que a maioria da população era analfabeta. Os estilos artísticos principais do período medieval são: “o romântico (até meados do século XII) e o gótico (de meados do século XII em diante).” (ALMANAQUE ABRIL, 2014, p.230).
Um fator que trouxe transformações na cultura brasileira foi a vinda da Família Real ao país, interferindo assim no desenvolvimento cultural e intelectual, por meio das formalidades, regras de etiqueta e as obras culturais. Ainda contribuiu para o desenvolvimento da Astronomia e das Artes, pois Dom João VI propiciou a construção do Observatório Astronômico, Escola Real de Artes, além da Biblioteca Real e o Museu Nacional.
Em relação ao ensino, nessa época o Brasil passa a reconstrução do sistema educacional do qual foi interrompido devido a expulsão dos padres jesuítas. Sendo assim, diversos cursos surgem, dos quais são voltados para a agricultura, desenho técnico, química, cirurgia, entre outros.
No período que compreende 1808 a 1822 (chamado de Joanino), foram criadas algumas instituições, conforme destacamos: 1808 – Imprensa régia; 1808 – Academia Real de Marinha; 1810 – Biblioteca (futura biblioteca nacional); 1810 – Jardim Botânico do Rio de Janeiro; 1916 – Missão Cultural Francesa e 1818 – Museu Real. Esse novo cenário mudaria o panorama educacional e cultural do Brasil Colônia, contribuindo mais tarde para a independência em 1822. (ALMEIDA; PEIXOTO, 2011, p.24).
...