Etnoarqueologia - Sementes Crioulas
Por: janine.guilherme • 30/8/2018 • Trabalho acadêmico • 550 Palavras (3 Páginas) • 124 Visualizações
SEMENTES CRIOULAS
Segundo a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, “sementes crioulas são, por denominação, variedades desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas ou indígenas, com características bem determinadas e reconhecidas pelas respectivas comunidades”.
Para a realização deste trabalho foram entrevistas Pahola Cassol e sua mãe Vera Maria Baptista, residentes em Chapecó e responsáveis pela empresa familiar Solar Orgânicos.
Pahola tem 25 anos e se formou em dezembro de 2017 no curso de Engenharia Ambiental, cursado na Universidade Federal da Fronteira Sul. Através da INNE – Incubadora de Negócios, programa desenvolvido pela UFFS, teve a oportunidade transformar em negócio uma prática já antiga no sítio da família, onde a mais de 15 anos não se utilizava agrotóxicos e adubação química. A produção para venda se iniciou em fevereiro de 2018.
O sítio onde são cultivadas as sementes crioulas e ervas medicinais fica localizado na Linha Feliz, município de Planalto Alegre, onde as produtoras passam a semana produzindo e na sexta-feira trazem as encomendas para entrega em Chapecó. O sítio pertence à família a 50 anos e a produção se concentra em uma área cercada de 30m x 60m.
No momento os produtos são ofertados como “livres de agrotóxicos e adubação química”, pois para conseguir o selo de produto orgânico é necessário passar por um longo processo de certificação que leva em torno de 18 meses.
Diferentemente do milho crioulo, que é puro e passado de geração em geração, o milho vendido em agropecuárias tem modificação genética e não se reproduzem. Muito em função dos interesses de gigantes do setor agrícola como a Bayer e Monsanto.
Para dona Vera, a produção das ervas medicinais foi um resgate de uma tradição herdada da mãe. No sítio a produção de chás e ervas ocorre em uma mandala, que simboliza a geometria sagrada, cuja maior energia está concentrada no centro, onde são plantadas as ervas mais poderosas para limpeza energética, como a mirra e a arruda e vai fazendo a circunferência com outras ervas.
Os produtos são vendidos através das mídias sociais, onde são anunciados os itens disponíveis na semana. As encomendas são aceitas até quinta-feira as 17h, com pedido mínimo de R$ 15,00, e a entrega ocorre de maneira gratuita na sexta-feira.
O objetivo das entrevistadas na produção de produtos orgânicos é estender os benefícios de saúde e preservação do meio ambiente, resgatar produtos com simbolismo, como a mirra e também buscar um empoderamento feminino, valorizando a antiga forma de produção relegado as mulheres, de um pequeno espaço para a produção de “miudezas”.
Abaixo, apresento fotos* da produção e tabela de produtos ofertados.
[pic 1][pic 2]
[pic 3][pic 4][pic 5]
...