TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme laranja mecânica

Por:   •  29/4/2018  •  Resenha  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual do Maranhão

São Luís 18 de abril de 2018

Aluno: Victor Eduardo Chaves e Silva        

O filme é bem critico, trazendo algumas cenas que apesar de antigas, chocam o quem assistir, visto que temas contemporâneos são tratados nele. O filme se torna muito pesado devido às cenas de estupro, violência e atitudes indevidas como exaltação da capacidade humana. Tudo é muito bem pensado, cenas, vestuário, trilha sonora, ambientes do período contextualizado, tudo tentando dar ênfase total a obra, dando a sensação de um mundo caótico, sem lei, onde quem manda é o protagonista com seu jeito de ser e enxergar a vida.

Em uma de suas saídas o bando comete um homicídio, o que leva o líder Alex a ser preso. Alex em uma cena anterior é alertado pelo seu advogado por conta das suas atitudes travessas, e que estão chamando a atenção da autoridade. Ele entra em uma casa e estupra uma mulher e agride o seu marido, deixando-o paraplégico. Ao adentrar em uma casa e assassinar uma mulher como já dito o mesmo vai preso, e então a “a ficha cai” no momento de sua prisão, interrogatório até a entrada na cadeia, Alex sente na pele o que ele fazia com os outros, agressões, pressões psicológicas, sarcasmo, mostrando sempre ter mais poder que o próximo.

Na cadeia, Alex sofre assedio de outros presos, e não gostando do ambiente ele procura um meio de passar pouco tempo ali. Então ele começa a auxiliar o capelão do presidio nas atividades religiosas. Ao saber que esta sendo usado um método de recuperação de presos que proporciona a possibilidade de liberdade imediata, Alex se candidata visando à saída da prisão contra a vontade do capelão e do diretor do presidio. Tratando assim através do método behaviorista que consiste em condicionar, no texto podemos ver o exemplo dos ratos em uma caixa, conhecida como caixa de Skinner. A qual fica submetendo os ratos a sensações ruins e mostrando sempre a sensação boa ou o momento de parar a sensação ruim. No filme isso acontece através do tratamento de choque que o Alex recebe. Visto que o tratamento consiste em condicionar o paciente a rejeitar todo comportamento anormal, e o Alex tinha um comportamento anormal, então os efeitos colaterais são grandes. Alex é colocado num palco onde se obrigam a assistir filminhos com cenas de violência inegável. Mas antes dessas sessões cinematográficas, injetam-lhe um medicamento que lhe provoca insuportável náusea. Associando as cenas ao mal-estar físico, ele neutraliza sua agressividade natural e se transforma num “cidadão modelo”. (O fundamento desse programa é a teoria do condicionamento, elaborada pelo fisiologista russo I. Pavlov no início do século XX e desenvolvida mais tarde por J. B. Watson e B. F. Skinner, psicólogos norte-americanos que criaram o paradigma comportamentalista na Psicologia.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com