Imperialismo Otomano
Por: larissaloliveira • 8/6/2016 • Dissertação • 472 Palavras (2 Páginas) • 175 Visualizações
A ocupação Alemã na Europa variou de intensidade em cada pais, com seu exercito Wehrmacht. Toda a europa, com exceção da inglaterra, tava completamente dominada pelo recrutamento do terceiro rech, qe era a Alemanha nazista comandada por Hitler. A Alemanha conseguiu derrotar a Polônia, Dinamarca , Noruega, Bélgica , Holanda, Luxemburgo, França, Iugoslávia e Grécia.
A "nova ordem" era, sobretudo, um regime policial que estendeu-se de suas organizações policiais e de espionagem, A SS ou SD (Serviço de segurança)e a Gestapo atuavam por todo o territorio europeu ocupado, que são explorados de acordo com o terceiro reich, mas nm mesmo a repressão nazista conseguiu impedir os movimentos politicos-militares de resistencia, que variou suas formas de atuação, evoluindo ao longo da guerra, sendo as mais comuns a espionagem, a organização de greves, atos de sabotagem a industria bélica, transporte e istalação militares, atentados contra-oficiais, soldados e politicos facistas, a propaganda e publicações clandestnas e luta de guerrilhas (tiveram um importante papel militar, retiveram grande volume de tropas alemãs, o que causou g´prandes danos a economia da guerra do terceiro Reich e ao abastecimento das tropas)
Os movimentos de resistencia eram divididos entre grupo que eram conservadores antinazistas que queriam a restauração do regime anterior a guerra e o grupo de esquerda que desejavem luta de libertação acompanhada de reformas sociais progressistas. O grande empenho ds comunistas na resistencia contra o terceiro reich fizeram com que a força dos grupos de esquerda crescesse com o desenvolver da guerra. Essa primeira fase termina com o ataque Alemão a URSS, que leva a Alemanha a efeito em aliança com a Finlândia, Hungria e Romênia.
Entre 1942 a 1943 é marcado como a reviravolta, é quando o exercito Alemão ataca a antiga união soviética, acontecendo a batalha de stalingrado que marcou a virada da segunda guerra mundial. Essa guerra começa a ocorrer com ataque aério sobre a cidade.Hitler empenhou praticamente toda a sua força militar no leste pela conquista da cidade, também forçando as tropas a agir do modo mais rápido possível, repetindo a guerra-relampago. O Exército Vermelho conseguia sucesso após sucesso: todos os países da Europa iam sendo libertados pelo exercito Vermelho, sendo primeiro exército vitorioso a entrar efetivamente em Berlim. Os Socialistas transformaram fábricas de tratores em fábricas de tanques de guerra, fábricas de canos em fábricas de metralhadoras, fuzis e canhões e, em defesa de um regime e um idealismo acima de qualquer interesse mesquinho dos fascistas ou dos aliados ocidentais, dedicaram-se de corpo e alma ao esforço de guerra, de resto ocorrendo em seu território. Com a inferioridade Alemã, oorre então a derrota para a URSS. Nesse periodo em 1943 ocorreu também a batalha de Kursk, que foi marcada como a maior batalha de blindados da historia, fazendo com que os nazistas percam a iniciativa de guerra.
http://www.pstu.org.br/node/5471
...