Nise: O Coração da Loucura (2015)
Por: 87246775072 • 23/10/2023 • Projeto de pesquisa • 336 Palavras (2 Páginas) • 59 Visualizações
Nise: O Coração da Loucura (2015)
O filme Nise – O Coração da Loucura conta um pouco da profissional desta mulher que revolucionou a forma de tratar as pessoas com problemas de saúde mental, Nise promoveu a cura pela arte.
O Filme é dirigido por Roberto Berliner, narra a situação da psiquiatra Nice da Silveira, interpretada por Glória pires, e se passa no hospital Psiquiatro na cidade do Rio de janeiro. História se passa nos anos de 1944.
Filme inicia com Nice batendo forte no portão do hospital, logo após entrar no hospital, Nice se depara com uma reunião aonde se fala sobre o tratamentos e métodos para serem utilizados como eletrochoques e lobotomias, logo em seguida teve uma demonstração a base de eletrochoques com um dos pacientes, vendo aquela sena Nice fica aterrorizada com a situação é não concorda com aqueles métodos utilizados e vai até o diretor relatar a situação, o mesmo disse que então ela não poderia trabalhar ali. Então ela foi colocada em outro setor voltada a terapias ocupacionais.
No segundo dia Nice foi direcionada para uma sala aonde os pacientes viviam diariamente, o ambiente era precário cheio de sujeira, moveis entulhados e higiene precária. Após ver toda aquela situação com a ajuda dos enfermeiros inicia uma limpeza trazendo harmonização e limpeza ao ambiente. Nice chama os pacientes para o novo local, era primeira vez que ela reúne os pacientes e as coisas foge do controle, pois eles não estavam acostumado a viver em comunidade
Nesse ambiente ela trouxe praticas mais humanas como desenhos, pinturas em telas, modelagens e passeios ao ar livre. Na primeira vez que ela reúne os pacientes as coisas foge do controle, pois eles não estavam acostumado a viver em comunidade, mas aos poucos ela foi trazendo o lado mais sentimental, tudo isso proporcionou a melhora do comportamento dos pacientes, mostrando como a violência são prejudiciais as pessoas que sofrem de transtorno mentais, ela mostrou como de fato que pessoas com transtornos mentais deveriam ser tratados de forma mais humana, digna e respeitosa.
...