TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Alienista

Por:   •  26/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

BIOGRAFIA--------- ------------------------------------------------3

ANÁLISE DA OBRA ----------------------------------------------- 4

APRESENTAÇÃO DOS PERSONAGENS------------------------5

RESUMO DOS CAPÍTULOS I, II E III----------------------------6

IMAGENS------------------------------------------------------------7

BIBLIOGRAFIA------------------------------------------------------8

CONCLUSÃO--------------------------------------------------------9

BIOGRAFIA

Nascimento e primeiros anos

Machado de Assis nasceu em uma chácara no morro do Livramento no Rio de Janeiro, no dia 21 de junho de 1839. Filho de Francisco José de Assis, um mulato, pintor de paredes e de Maria Leopoldina Machado de Assis, lavadeira, de origem portuguesa, da Ilha dos Açores. Ainda pequeno ficou órfão de mãe e o pai casa-se pela segunda vez. Para ajudar nas despesas da casa trabalhou vendendo doces. Frequentou por pouco tempo uma escola pública.

Carreira e a Academia Brasileira de Letras

Logo cedo mostrou seus pendores intelectuais, aprendeu francês com uma amiga. Em 1851 morreu seu pai. Em 1855 frequentava a tipografia e livraria de Francisco de Paula Brito, onde se publicava a revista Marmota Fluminense, em cujo número de 21 de janeiro sai seu poema "Ela". Em 1856 entrou na Tipografia Nacional, como aprendiz de tipógrafo, onde conheceu o escritor Manuel Antônio de Almeida, de quem se tornou amigo. Aí permaneceu até 1858.

ANÁLISE DA OBRA

Esta obra ajuda a inaugurar a fase realista de Machado de Assis e apresenta diversas características que a obra desse escritor apresentará a partir de então, tais como a análise psicológica e a crítica social. Devido a sua extensão e outras características, alguns críticos afirmam tratar-se de uma novela; mas como este texto não apresenta as principais características de uma novela (uma maior preocupação com o enredo, superficialidade psicológica das personagens, etc), “O Alienista” é classificado como um conto.

Com o narrador onisciente em terceira pessoa, Machado de Assis consegue mostrar e explorar o comportamento humano além das aparências, expondo com grande ironia toda a vaidade e egoísmo do homem.

Machado de Assis coloca em questão nesse conto as fronteiras entre o que é normal e o que é anormal através de um médico que se esforça em tentar entender os distúrbios psicológicos da população. Dessa forma, pode-se dizer que há uma proximidade entre a personagem do Dr. Simão Bacamarte com o próprio Machado de Assis, uma vez que o autor também está interessado em analisar as atitudes das pessoas e suas relações sociais.

Em torno da figura quase mítica do Dr. Bacamarte, que segue com rigidez e frieza suas teorias científicas, Machado de Assis dispõe outras personagens ricas em detalhes. Dentre toda espécie de tipos sociais, aparece D. Evarista, esposa dedicada, que ama e admira o marido. Porém, por mais que ela respeite todo o conhecimento e sabedoria do alienista, ela não segue suas recomendações médicas e tem ciúmes da dedicação que ele tem aos estudos em detrimento dela. Em contrapartida, temos Crispim Soares, que é o botânico da cidade. Ele admira, respeita e segue tudo o que o Dr. Bacamarte diz, porém, apenas por interesses próprios, de forma a conseguir vantagens através do alienista. Além dessas duas personagens, temos o barbeiro Porfírio, homem que representa o político preocupado somente em obter vantagens pessoais.

APRESENTAÇÃO DOS PERSONAGENS

Dr.Simao Bacamarte = um homem obcecado pela ciência e influente junto ao  rei  de Portugal.

Dona Evarista da Costa e Mascarenhes  = senhora de 25 anos ,era viúva de um juiz de fora, e não bonita nem simpática.

Boticário = era um amigo ecoensais.

RESUMO DOS CAPÍTULOS I, II E III

CAPÍTULO I

Dr.Simão Bacamarte, nascido na nobreza é o maior dos médicos, estudara em Coimbra e Pádua.

Dedicou-se a ciência,  aos quarenta  anos casou-se  com Dona Evarista da Costa que não era bonita e muito menos simpática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (325.8 Kb)   docx (839.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com