O Conceito de Tempo
Por: Cristiano Rodex • 19/3/2023 • Trabalho acadêmico • 2.292 Palavras (10 Páginas) • 76 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................4
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................9
4 REFERENCIAS......................................................................................................10
INTRODUÇÃO
Esse trabalho visa conceituar tempo e espaço, e como ele tem afetado o ser humano durante os séculos. O tempo apresenta-se de duas maneiras bem distintas: histórico e cronológico.
Quando conseguimos diferencia-los bem, poderemos compreender melhor os eventos históricos.
No decorrer deste breve resumo, veremos que tudo parte da definição de história, que é a ciência do homem no tempo.
DESENVOLVIMENTO
CONCEITUANDO O TEMPO.
Os homens são seres que agem e reagem de múltiplas formas e maneiras às situações que a vida lhes impõe. A cada instante, a cada momento, a cada novo passo, os homens buscam aprender a realidade das coisas e de suas trajetórias individuais ou coletivas no tempo e espaço através de um ramo específico do conhecimento humano, a História.
A História pode ser definida então como a tentativa de pensar, entender e compreender a trajetória humana no tempo e espaço. Da mesma forma, podemos pensar que a História, ou melhor, que os historiadores se encarregam de pensar a vida, as experiências e as vivências dos homens nas dimensões temporais e espaciais, ou melhor, no tempo e espaço.
Marc Block no século XX define história como o Estudo do Homem no Tempo. Os historiadores do século XIX definem como o Estudo do Passado Humano.
A história passa a ser considerada como uma ciência interpretativa com métodos próprios e abordagens teóricas a partir do século XIX. Antes de ser o Estudo do Homem no Tempo, a História foi definida como o Registro do Passado Humano. Essa transição Registro-Estudo foi significativa.
História é o Estudo do Homem no Tempo, mas ela não necessariamente deve examinar o passado. Não deve ser identificada como uma “ciência do passado, pois o passado não é objeto de ciência”. (BLOCH, 2001). Embora o historiador busque-o, os questionamentos surgem a partir do presente, assim segundo Febvre, a “história é a filha do seu tempo”.
A História estuda as transformações humanas em um determinado espaço de tempo, longo ou curto. A partir do século XX, a História expandiu-se no campo das ciências humanas. Com esta nova definição, a história estuda o momento presente. Esse momento presente é afetado por processos que se desenvolvem na passagem do tempo.
Essa definição de história foi um passo decisivo para a expansão dos domínios historiográficos. Na verdade a História é o Estudo do homem no Tempo e Espaço, podendo ser um espaço imaginário (literatura), ou virtual (comunicação virtual).
Podemos afirmar que o passado se torna história no momento que tem sentido para o presente, ou seja, ... o passado só se torna história quando expressamente interpretado como tal; abstraindo-se dessa nova interpretação, ele não passa de material bruto, um fragmento de fatos mortos, que só nasce como história mediante o trabalho interpretativo dos que se debruçam, reflexivamente sobre ele(RUSEN, 2001).
A importância da historia como ciência foi percebida pelos historiadores através da interdisciplinaridade com outros campos de conhecimento, como Geografia e Psicanalise.
A interdisciplinaridade entre História / Geografia se dá através dos conhecimentos espaço/territórios, região.
Uma região é uma unidade definível de espaço, que se caracteriza por uma relativa homogeneidade interna em relação a certos critérios. Também pode ser compreendida como um sistema de movimento interno. A geografia privilegia certos critérios, se relaciona com a materialidade física e pode ou não relacionar estes aspectos e outros de ordem cultural.
Para a Geografia a paisagem é uma associação típica de características geográficas concretas que se dão numa região, deserto, floresta, cidade. A paisagem foi o primeiro grande aspecto a ser considerado pelo conhecimento geográfico no seu esforço de compreensão do mundo. Ela pode coincidir com uma região natural de vastas e impenetráveis florestas que ainda resistem em muitas partes do globo, como a caatinga, como pode ser derivada de um padrão cuja singularidade associa-se a um tipo de ocupação agrícola ou organização humana do espaço.
A Geo-História introduz a Geografia como grade de leitura para a História, e ao trazer o espaço para o primeiro plano e não mais trata-lo como mero teatro de operações, e sim o próprio sujeito da História, possibilita o exame da linga duração, está história quase imóvel que se desenrola sobre uma estrutura onde os elementos climáticos, geológicos, vegetais e animais encontra-se em um ambiente de equilíbrio dentro do qual se instala o homem.
LINHA DO TEMPO 1750-1850
EUROPA
1760 1789 1815
Revolução Revolução Guerras
Industrial Francesa Napoleonicas
AMÉRICA 1776 1816 1821 Independência Independência Republica Dos EUA Latino-Americana da América Central |
BRASIL 1789 1808 1822 Inconfidência Chegada Independência Mineira da Família do Brasil Real |
...