TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo da Idade Média na Contemporaneidade

Por:   •  12/4/2021  •  Dissertação  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

A ideia de que a Idade Média foi um período de trevas e de ineficiência científica é uma visão errada e retrógrada. Atualmente muitos historiadores tentam desmistificar tal preconceito. A visão linear da história e o preconceito com a igreja católica fazem com que muitos livros didáticos retratem o período nesse contexto de escuridão.

Para Jacques Le Goff, a "Idade das Trevas" foi uma invenção dos humanistas renascentistas a fim de comprovar a linearidade da história que mostra um avanço da história sempre do pior para o melhor e que a cada ano que se passa, os avanços são mais pontuais e mais importantes.

Além do mais, a concepção medieval ainda é muito eurocêntrica, sendo limitada, também, apenas ao ocidente. Poucos livros didáticos trazem a Península Ibérica durante a Idade Média. Até a visão da dominação da igreja é algo ultrapassado. A igreja tem mais força na Modernidade e, devido a ruralização medieval, dificilmente a igreja conseguia dominar os camponeses, até pelo alto índice de analfabetismo da época e a centralização dos estudos e da leitura ser clérica. Por isso, cria-se um mito e um preconceito da Idade Média e da Igreja Católica.

Porém, devido a concentração bibliográfica ser da igreja, muitos registros mostram uma Europa de paz e tranquilidade, muito harmoniosa e equilibrada devido a todo agrado divino. Então, muitas vezes os documentos que chegam para os historiadores são de uma Europa hierarquizada com suas divisões equiparadas. O que de fato é errônea, uma vez que não era limitada em nobreza, clero e camponeses. Dentre algumas classes que se desprendem das citadas, estão, por exemplo: os professores e estudantes, os mercenários e os trovadores.

Um erro frequente nos livros didáticos é a ilusão que a Idade Média está resumida em surtos de doenças e sistema feudal. A Peste Negra, que foi um grave problema da época, não foi o único na história, tendo grandes problemas semelhantes durante, até, a contemporaneidade. Outro mito muito frequente é de que o feudalismo foi unificado e unânime na Idade Média, sendo este durante apenas uma parte do período.

Portanto, é necessário que haja um critério quando for estudar a Idade Média para que possa ser desmistificado e desconstruído a visão preconceituosa que os jogos e livros didáticos trazem do período e retratar com mais intensidade os diversos benefícios adquiridos na Idade Média a fim de quebrar as trevas que os iluministas renascentistas impuseram nos estudos históricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com