O Imperialismo Formal e Informal
Por: nandabriell • 23/11/2016 • Trabalho acadêmico • 257 Palavras (2 Páginas) • 1.467 Visualizações
1.0 - CONCEITO – IMPERIALISMO
O Imperialismo tenta manter controle e ampliar a influência de povos ou nações mais pobres. Pode-se considerar que o imperialismo tem a ver com a expansão dos países capitalistas.
Os primeiros exemplos a receberem influência capitalista são o Egito Antigo, Grécia, Macedônia e o Império Romano.
1.1 - TIPOS DE IMPERIALISMO
IMPERIALISMO INFORMAL
O Imperialismo Formal é mais visto nos países da América Latina, se tornou independente de exportação de matéria-prima para países industrializados. Na América Latina, atualmente, existem três grupos de países exportadores:
CLIMA TEMPERADO: Argentina e Uruguai
CLIMA TROPICAL: Brasil, Equador, Colômbia, América Central e Caribe
MINERAIS: Chile, Peru, Bolívia, Venezuela e México
Nos países de clima temperado, há uma grande demanda de exportação de carne. Na Argentina, havia uma diferença na economia de partes diferentes do país e grandes grupos políticos separados. Grupos de capitais externos prevaleceu e gerou o livre cambismo na Argentina e Uruguai.
Já nos países de clima tropical, as vendas de café e cacau prevaleceram principalmente no Brasil (já que temos grandes plantações de café e cacau). Graças a importação de café, no Brasil, houve a implantação de ferrovias e urbanização de cidades. Aconteceu também o domínio dos EUA sobre esses países onde exerceram um mercado exclusivo para os seus investimentos
E nos países de exportação de minerais houve um investimento mais profundo ainda devido a demanda de matérias primas levando a constituição de grandes unidades de empresas norte-americanas e européias.
IMPERIALISMO FORMAL
...