TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MANIFESTO COMUNISTA

Por:   •  3/9/2018  •  Resenha  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

                                                   [pic 1]

RESENHA DO “MANIFESTO COMUNISTA”

O MANIFESTO COMUNISTA ESCRITO POR KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS QUE AMBOS FORAM OS FUNDADORES DO SOCIALISMO FOI PUBLICADO EM 1848 E TEM MUITA INFLUÊNCIA POLITICA MUNDIALMENTE. A OBRA APRESENTA O DESENVOLVIMENTO E AS IDEIAS COMUNISMO DIANTE DE UMA SOCIEDADE DOMINADA PELA BURGUESIA, AMBOS DEFENDIAM A QUEDA DA BURGUESIA NA EUROPA. A OBRA APRESENTA IDEIAS REVOLUCIONARIAS DE UMA SOCIEDADE SEM CLASSES E SEM PROPRIEDADE PRIVADA. A OBRA CONTA SOBRE AS LUTAS DE CLASSES QUE SÃO DIVIDIDAS EM QUATRO PARTES: (I BURGUESES E PROLETÁRIOS) (II PROLETÁRIOS E COMUNISTAS) (III LITERATURA SOCIALISTA E COMUNISTA) (IIII POSIÇÃO DOS COMUNISTAS FRENTE AOS DIFERENTES PARTIDOS DE OPOSIÇÃO)

I – EXPLICA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE E DAS LUTAS DE CLASSES RELACIONADO ENTRE A BURGUESIA E O PROLETARIADO. “NAS PRIMEIRAS ÉPOCAS HISTÓRICAS, VIMOS QUE POR TODA A PARTE, UMA COMPLETA DIVISÃO DA SOCIEDADE EM CLASSES DISTINTAS, UMA ESCALA GRADUADA DE CONDIÇÕES SOCIAIS. NA ROMA ANTIGA ENCONTRAMOS PATRÍCIOS, CAVALEIROS, PLEBEUS, ESCRAVOS; NA IDADE MEDIA, SENHORES, VASSALOS, MESTRES, COMPANHEIROS, SERVOS; E EM CADA UMA DESTAS CLASSES, NOVAS DIVISÕES HIERÁRQUICAS”  OS AUTORES RELATAM, COMO POR EXEMPLO, QUE DESDE AS CIVILIZAÇÕES MAIS ANTIGAS EXISTE O CONFLITO ENTRE CLASSES. KARL MARX E ENGELS EXPLICAM QUE A BURGUESIA MODERNA SURGEM DAS RUÍNAS DA SOCIEDADE FEUDAL, A CLASSE BURGUESA FAZ SURGIR NÃO SOMENTE NOVAS CLASSES, MAS, TAMBÉM, NOVAS FORMAS DE OPRESSÃO, E TAMBÉM CRIA-SE NOVAS FORMAS DE LUTA. DIANTE DOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, A BURGUESIA, FRUTO DE REVOLUÇÕES NO MODO DE PRODUÇÃO E DE TROCA, GANHA FORÇA, CONQUISTA SUA SOBERANIA POLÍTICA, ROMPE O LAÇO ENTRE O HOMEM E O FEUDALISMO E O SUBSTITUI PELO FRIO INTERESSE CAPITAL. COM O RAPIDO APERFEIÇOAMENTO DOS INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO, A BURGUESIA INVADE O GLOBO, OBRIGANDO OUTRAS NAÇÕES A ADOTAREM O MODO BURGUÊS DE PRODUÇÃO. SEGUNDO KARL MARX E ENGELS, ELA CRIA UM MUNDO A SUA IMAGEM, NO QUAL SÃO ESTABELECIDAS NOVAS RELAÇÕES DE OPRESSORES  E OPRIMIDOS. COM O SEU DESENVOLVIMENTO, DESENVOLVE-SE TAMBEM O PROLETARIADO QUE COM O MAIOR EMPREGO DE MÁQUINAS E A DIVISÃO DO TRABALHO VÊ SEU MODO DE VIDA TORNA-SE MAIS PRECÁRIO. O TRABALHO AUMENTA E O SÁLARIO DIMINUI. ”A GRANDE INDÚSTRIA CRIOU O MERCADO MUNDIAL PREPARADO PELA DESCOBERTA DA AMÉRICA: O MERCADO MUNDIAL ACELEROU PRODIGIOSAMENTE O DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO, DA NAVEGAÇÃO E DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO POR TERRA”

II – É APRESENTADO O PARTIDO COMUNISTA QUE NÃO FORMA O PARTIDO OPOSTO DOS PROLETÁRIOS, O PARTIDO COMUNISTA NÃO TEM INTERESSE DE SE SEPARAR DOS PROLETÁRIOS.O PARTIDO COMUNISTA SE ALIA AOS PROLETÁRIOS PARA GANHAREM MAIS FORÇA CONTRA OS BURGUESES. OS COMUNISTAS SÓ SE SEPARAM DOS PROLETÁRIOS EM DUAS CIRCUNSTÂNCIAS: 1(NAS DIVERSAS LUTAS NACIONAIS DOS PROLETÁRIOS, DESTACAM E FAZEM PREVALECER OS INTERESSES COMUNS DOS PROLETÁRIOS, INDEPENDENTE DA NACIONALIDADE); 2(NAS DIFERENTES FASES POR QUE PASSA A LUTA ENTRE OS PROLETÁRIOS E BURGUESES, REPRESENTAM, SEMPRE E EM TODA A PARTE, OS INTERESSES DO MOVIMENTO EM SEU CONJUNTO.) FORÇA QUE IMPULSIONA OS OUTROS PARTIDOS PROLETÁRIOS, ABOLIR AS PROPRIEDADES PRIVADAS, A PROPRIEDADE BURGUESA, ESSE É O OBJETIVO. OS COMUNISTAS ENCARAM COMO INJUSTA E INCABÍVEL A EXPLICAÇAÕ DA BURGUESIA, DE QUE A PROPRIEDADE SE CONQUISTA PELO MÉRITO, PELO TRABALHO, O TRABALHO DO PROLETÁRIO NÃO LHES GARANTE UMA PROPRIEDADE, MESMO QUE LHE SEJA MERECIDA, É GARANTIDO APENAS MAIS TRABALHO, PARA QUE GERE MAIS CAPITAL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com