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O TERREIRO DE CANDOMBLÉ ILÊ ORIXANLÁ FUNFUN (1963) SÃO PAULO

Por:   •  4/7/2017  •  Monografia  •  4.714 Palavras (19 Páginas)  •  746 Visualizações

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    FACULDADE CAMPOS ELISEOS

ESPECIALIZAÇÃO EM CULTURA AFRICANA

        SILVIA DE JESUS DOS SANTOS

            ALMERICE BARBOSA DA SILVA

O TERREIRO DE CANDOMBLÉ ILÊ ORIXANLÁ FUNFUN (1963)

SÃO PAULO

2017


     FACULDADE CAMPOS ELISEOS

ESPECIALIZAÇÃO EM CULTURA AFRICANA

            SILVIA DE JESUS DOS SANTOS

             ALMERICE BARBOSA DA SILVA

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O TERREIRO DE CANDOMBLÉ ILÊ ORIXANLÁ FUNFUN (1963)

Monografia apresentada à Faculdade Campos Elíseos, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Cultura Africana, sob supervisão da orientadora: Prof. Fatima Ramalho Lefone.

SÃO PAULO

2017

FACULDADE CAMPOS ELISEOS

ESPECIALIZAÇÃO EM CULTURA AFRICANA

        SILVIA DE JESUS DOS SANTOS

           ALMERICE BARBOSA DA SILVA

O TERREIRO DE CANDOMBLÉ ILÊ ORIXANLÁ FUNFUN (1963)

Monografia apresentada à Faculdade Campos Elíseos, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Cultura Africana, sob supervisão da orientadora: Prof. Fatima Ramalho Lefone.

Aprovado pelos membros da banca examinadora em

___/___/___. com menção ____ (________________).

Banca Examinadora

_________________________________

               

        

 

SÃO PAULO

2017


 RESUMO

Este trabalho tem por objetivo estabelecer reflexões sobre o universo místico e religioso africano e afro-brasileiro, tendo como ponto de partida o Terreiro de  Candomblé Ilê Orixanlá Funfun, sendo a primeira casa de candomblé no Município de Guarulhos no bairro do Lavras.  

.

   

Palavras-Chaves: Terreiro, Candomblé, Orixás, Guarulhos.

                                                 


ABSTRACT

This work aims to establish reflections on the mystical universe and African and african-Brazilian religious, taking as its starting point the Terreiro Candomblé Ilê Orixanlá Funfun, the first Candomblé house in the city of Guarulhos in the neighborhood of Lavras.

.

Key Words: Terreiro, Candomblé, Orishas, Guarulhos.

        


                                              SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................07

1.A  PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE OS VÁRIOS TIPOS DE CANDOMBLÉ E A ORIGEM ÉTNICA.......................................................................................................09

2.O CANDOMBLÉ NA CIDADE DE GUARULHOS..................................................12

  1.  O Bairro do Lavras............................................................................................13

2.2 OS CULTOS DO CANDOMBLÉ.........................................................................13

 

3. TERREIROS TOMBADOS...................................................................................17

4. TERREIRO DE CANDOMBLÉ ILÊ ORINXALÁ FUNFUN...................................20

CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................22

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................24 

                                  INTRODUÇÃO

O objetivo geral desse trabalho foi a ideia de escrever sobre a contribuição para a preservação e disseminação de conhecimentos entre comunidades de terreiro, especificamente do Ilê Axé Funfun, surgiu da experiência de fazer parte de uma dessas comunidades, onde realizamos nossa observação participante e registramos algumas manifestações culturais que fazem parte do candomblé, fortemente influenciadas pela obra do etnográfo.

Tendo como objetivos específicos, o desenvolvimento do projeto utilizou em sua pesquisa para a sua execução a pesquisa qualitativa na modalidade bibliográfica, com base na interpretação dos livros Orixás de Pierre Verger (1987) e Antologia do negro brasileiro de Edson Carneiro (1950). A pesquisa de cunho documental também foi adotada, para compreender aspectos importantes do culto aos orixás no Brasil e na África. A observação participante ou pesquisa de campo foi útil no sentido de possibilitar o fortalecimento de dados obtidos, por meio de entrevistas com membros de comunidade de terreiro. Embora sejam relatos individuais, por meio deles é possível identificar o coletivo, já que se pode considerar que os indivíduos são frutos de construções históricas e culturais. 

A justificativa, embora a realização da pesquisa tenha ocorrido em um tempo delimitado, outras experiências e observações ocorridas em outros tempos também foram importantes para escrever o artigo. O convívio com o povo de santo e as relações estabelecidas ao longo dos anos é que tornaram possível uma aproximação do tema abordado.

Através de inúmeras idas do antropólogo e pesquisador PIERRE VERGER à África na década de 50 a 80 as religiões de matriz africana receberam grande contribuição com a elaboração de memórias e relatos publicados em vários livros que serviram como parâmetro de estudos e pesquisas no Brasil além de referências e resgate cultural para as comunidades de terreiro.

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