TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Mecanismos que Permitiram a Conquista da América Pelos Espanhóis

Por:   •  11/5/2016  •  Resenha  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 4

Entender a conquista da América espanhola não é somente observar a partir do desembarque de Colombo e não se ater ao que aconteceu antes nas "Espanhas" (1) que os levou a se aventurar nessa busca; não significa apenas olhar para o ponto de vista bélico empregado pelos espanhóis, mas sim compreender que o esse processo de conquista por parte dos espanhóis se deu de forma gradual e que existiram vários aspectos importantes ( não apenas um isolado) que propiciaram a dominação da colônia americana.

Muitos espanhóis buscavam se aventurar nessas viagens marítimas com o intuito de fazer fortuna em outras terras e depois retornar a metrópole carregando tudo o que foi conquistado, inclusive elevando o seu status nas "Espanhas" que pra eles era muito precioso. Tinham uma enorme ambição de "conquistar honras" para assim "valer más", o que era muito comum na sociedade a qual estavam inseridos, pois como esses tipos de gestos eram bem vistos pela coroa, a coroa recompensava bem as pessoas que os fizessem. Por esses e outros motivos, o desejo de se aventurar nos mares em busca do desconhecido era bastante popular na época. Mas, não contaram com o fato de que América espanhola, a riqueza é a terra e não se pode levar as terras para a Espanha. Sendo assim, ou continuavam na colônia e mantinham suas riquezas, ou voltavam sem levá-las, que não agradou muito os conquistadores que por muitas vezes se rebelaram contra a coroa como no caso de Loppe de Aguirre, que sentiu que os conquistadores estavam sendo injustiçados pela metrópole e se rebelou.

Depois do sucesso na reconquista do último reduto árabe(3) pelas "Espanhas" e a expulsão dos povos árabes das terras espanholas, o clima se tornou favorável à proposta feita por Colombo a rainha Isabel de Castela de partir pelos mares em busca das "Índias" em 1492. No mesmo ano, Colombo foi autorizado por Castela a partir em sua viagem e em pouco mais de 2 meses ( parte dia 3 de agosto e chega na América em 12 outubro ) desembarca em solo americano.

Colonizar uma área tão vasta e tão diferente em diversos aspectos da que eles estavam habituados não seria uma tarefa nem um pouco fácil, fora a questão das populações nativas ali já estabelecidas que tinham crenças totalmente diferentes e como a Espanha era oficialmente católica e seu dever como tal era de catequizar os povos que não conheciam a sua religião, surge ai mais uma questão a ser resolvida pelos espanhóis.

Ruggiero Romano aponta 3 elementos fundamentais para o estabelecimento do império americano, que são: a espada, a cruz e a fome; não pensando apenas no sentido literal que a palavra carregam, mas o que elas representam nesse contexto.

Representado pela "espada", o aparato militar espanhol era muito mais mortífero que o dos indígenas, com estratégias militares avançados e armamentos superiores em relação aos índios. Além disso, os povos locais tinham profecias que previam a chegada de deuses e quando os conquistadores chegaram pelas águas, foram vistos como deuses. Outro ponto importante na questão militar, era o uso de cavalos e cachorros que não eram usados somente para fins ofensivos e de locomoção, mas também para amedrontar os índios, que viam esses animais como a extensão do homem branco e buscavam a guerra por si só. Mas fugindo do erro comum de justificar toda a conquista pela coerção, reduzindo-a apenas a técnicas militares, Ruggiero nos mostra que "a espada" era somente um dos elementos que compunha a tríade (a espada, a cruz e a fome) e que outros fatores foram de suma importância na conquista.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com