TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos revolucionários deu lugar a diversas mudanças desde o desenvolvimento econômico

Por:   •  16/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

Uma era de revoluções

 Os processos revolucionários deu lugar a diversas mudanças desde o desenvolvimento econômico até mesmo a mudanças no dia a dia. Na França não foi diferente, tensão entre burguesia e o estado aristocrático se intensificava cada vez mais.

Mostrando os lados da Revolução Francesa que ao mesmo tempo em que pregava principios de liberdade, igualdade e fraternidade foi defendida por diversos povos, sendo observado assim os diferentes significados de uma mesma palavra, defendida por diferentes grupos. Como por exemplo o sentido da palavra liberdade para os ricos poderia ser diferente para os miseráveis.

É discutido como a má distribuição e ambição de Portugal e Espanha fizeram com que as se tornassem enfraquecidas. Como a exploração colonial aliada a importação – que por vez vinha com o intuito de atender as necessidades - acabava por colocar os lucros de um lado nas despesas de outro, perdendo suas economias e enfraquecendo seu poder perante os outros.

Ainda ligada a importação e circulação de mercadorias os processos de desenvolvimento capitalista se intensifica, mas ainda sim perde forças para a mecanização industrial que foi iniciada na Inglaterra.

Levando em consideração esse processo industrial e aumento de produção os interesses econômicos e sociais passaram por grandes mudanças, dando lugar a valores da economia e sociedade capitalista.

O início desse processo de industrialização se deu também pelo acúmulo de capital, recursos naturais presentes na Inglaterra, em consonância com a mão de obra barata.

 A industrialização é um dos marcos dos avanços tecnológicos, tendo início com máquinas na a indústria têxtil, que aumentou o número de produção e consequentemente a diminuição da mão de obra, logo após o surgimento das maquinas a vapor esse foi ganhando cada vez mais força. Logo após, esses avanços alcançaram o setor metalúrgico. A partir daí as invenções foram inúmeras, como a locomotiva etc. Com toda essa tecnologia era preciso de pessoas capacitadas com o objetivo de aumentar ainda mais os lucros, tanto trabalho acabou acarretando a alienação. A industrialização inferiu na forma de trabalho de todos, inclusive artesões e suas formas de desenvolver suas atividades, que antes seria corporativa

 A Revolução Francesa deu sentido a política, como o sentido de direita e esquerda. Com a revolução os entraves sociais e políticos ao capitalismo foram enfraquecidos. Com a crise o estado adotou medidas fiscais e comerciais e impôs tributos o que prejudicou o comercio. Mas era imperativo eliminar as práticas mercantilistas e mesmo a burguesia agindo para ao estado não era suficiente o estado era basicamente sustentado por tributos pagos pelo terceiro estado. Essa condição causou muitas revoltas e foi intensificada em 1786 quando a França reduziu as taxas alfandegarias que acabou enfraquecendo as indústrias. Acarretando falências e desempregos, no ramo agrícola não era diferente as produções estavam enfraquecidas resultados de secas e inundações. Consequência disso os preções aumentaram.

Luis XVI propôs a cobrança de impostos ao clero e a nobreza que reivindicou, já que não queria perder seus privilégios. Nesse mesmo cenário os membros do terceiro estado queria a substituição da votação por estado pela votação individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com