Periodo Vargas / JK e Regime Militar
Por: FernandoScudilio • 27/8/2016 • Trabalho acadêmico • 795 Palavras (4 Páginas) • 492 Visualizações
Introdução
Inúmeras dificuldades foram enfrentadas pelo Brasil durante esse período de desenvolvimento, e muitas delas ainda podem ser sentidas. Houveram seus pontos positivos, mas também os seus negativos, o país enfrentou um desenvolvimento retardatário, comparada a outros países, teve seu progresso industrial tardio, enfrentou muita desigualdade e sofreu com dívidas externas, porém, em alguns momentos, conseguiu atingir grandes conquistas.
Era Vargas
A Era Vargas, em seus primeiros anos, foi marcada, principalmente, pelo clima de tensão entre as oligarquias e os militares, especialmente no estado de São Paulo, onde o “povo paulistano” foi convocado a lutar contra o governo Getúlio Vargas, a partir desse movimento a Revolução Constitucionalista de 1932 teve origem. A Aliança Nacional Libertadora (ANL), favorável a reforma agraria, a luta contra o imperialismo e a revolução por meio da luta de classes, promoveu uma tentativa de golpe contra Vargas no ano de 1935, porém Getúlio aproveitou-se da tentativa para declarar estado de sitio e ampliar seus poderes políticos. Em 1945 o Exército conseguiu retirar o atual presidente, e nesse mesmo período os blocos econômicos surgiram, resultado desse processo econômico.
Em 1951, Vargas voltou ao cenário político, querendo buscar alianças políticas, abraçou então setores com distintos interesses políticos, aliando-se tanto aos defensores do nacionalismo quanto do liberalismo.
http://www.sohistoria.com.br/ef2/eravargas/
http://brasilescola.uol.com.br/historiab/getulio-vargas.htm
Era JK
JK foi eleito presidente nas eleições de 1955, apresentando seu plano de metas o que era “Cinquenta anos em cinco”, que era constituído pelo investimento em áreas preferenciais para o desenvolvimento econômico, sobretudo, infraestrutura (rodovias, hidroelétricas, aeroportos) e indústria. Teve seu maior êxito na área do desenvolvimento industrial, nesse governo entraram no pais grande industriais montadoras de automóveis. O número de empregos aumentou muito na região, o que atraiu trabalhadores de diversos estados, aumentando assim o êxodo rural e a migração para as grandes cidades do Sudeste.
A região Centro-oeste também cresceu, apesar do grande desenvolvimento do Sudeste, e motivou um amplo número de migrantes nordestinos. JK foi responsável pela criação de Brasília, a nova capital do Brasil.
O mandato de Juscelino teve suas vantagens e desvantagens para o Brasil. O trabalhador rural e a produção agrícola foram afetadas pelo alto investimento na industrialização, pois a zona rural foi deixada de lado. A construção da nova capital só fez a dívida externa aumentar. E a migração e o êxodo rural desenfreado fez com que a pobreza nas grandes capitais do Sudeste aumentarem, assim como a miséria e a violência.
Com a ditadura, teve seus direitos políticos cassados e logo em seguida foi exilado.
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/governo_jk.htm
http://www.infoescola.com/historia/governo-de-juscelino-kubitschek/
Regime Militar
Foi de 1964 a 1985, onde o país foi comandado pelas Forças Armadas Nacionais (Exército, Marinha e Aeronáutica). Onde nesse período, os chefes de Estado, pertenciam à hierarquia militar, todos os presidentes do período eram generais do exército.
Em 1964, Humberto de Alencar Castelo Branco assume o “poder” e em seu
...