Qual a concepção de natureza que predomina em nossa sociedade?
Por: Jackeline Alves • 7/8/2022 • Abstract • 426 Palavras (2 Páginas) • 101 Visualizações
1- Qual a concepção de natureza que predomina em nossa sociedade?
Na sociedade são usadas expressões que trazem em seu bojo a concepção de natureza que predomina em nossa sociedade. Chama-se de “burro” ao aluno ou a pessoa que não entende o que se fala ou ensina; de “cachorro” ao mau-caráter; de “cavalo” ao indivíduo mal-educado, etc.
2- Na visão do autor, por que o conceito de natureza não é natural?
Construindo um dos pilares através do qual os homens erguem as suas relações sociais, sua produção material e espiritual, enfim, a sua cultura.
3- Porque em nossa sociedade a natureza se define por aquilo que se opõe à cultura?
A cultura é tomada como algo superior e que conseguiu controlar e dominar a natureza. Daí se toma a revolução neolítica, posto que com ela o homem passou da coleta daquilo que a natureza "naturalmente" då para a coleta daquilo que se planta, que se cultiva.
4- Aponte as características da Revolução Neolítica.
A partir do momento que o homem virou sedentário e não mais nômade. Fizeram o uso da agricultura irrigada e se estabelecem sobre determinado território de maneira mais permanente e mais estável.
5- O que significa dominar a natureza?
Dominar a natureza é dominar a inconstância, o imprevisível; é dominar o instinto, as pulsões, as paixões.
6- Qual a justificativa do surgimento das leis?
Tem-se como necessário o artifício das leis para evitar que retornemos ao reino animal, tido como lugar dos instintos.
7- A expressão dominar a natureza tem sentido? Justifique sua resposta.
A expressão dominar a natureza só tem sentido a partir da premissa de que o homem é não-natureza. Mas se o homem também é natureza, seria o mesmo que falar em dominar outros homens.
8- Explique o paradoxo da visão tradicional da natureza-objeto versus homem-sujeito.
A natureza é, em nossa sociedade, um objeto a ser dominado por um sujeito, o homem, muito embora saibamos que nem todos os homens são proprietários da natureza. Assim, são alguns poucos homens que dela verdadeiramente se apropriam.
9- Cite exemplos de substratos primários que se apropriam das diferenças da natureza.
Pode-se dizer que toda cultura tem um substrato primário que se apropria das diferenças da natureza. Deste modo, todo povo-cultura distingue as diferenças macho e fêmea; branco, preto, amarelo (e as demais cores); criança, adolescente e velho, etc.
10- Confronte a escravidão do período mercantil-colonialista com a escravidão greco-romana.
A escravidão grego-romana na época era comum, um homem podia se tornar escravo por ter contraído dívida sem honrá-la, por não ser considerado um cidadão, ou ainda, passar a essa condição por ter sido vencido na guerra.
...