Questionário de Historia
Por: Natalia Moreira • 31/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.068 Palavras (5 Páginas) • 196 Visualizações
- Analisar o contexto histórico em que se dá a transferência da Família Real para o Brasil.
A vinda da Família Real para o Brasil é conseqüência direta da política imperialista francesa. Após a chegada de Napoleão ao império francês, o país foi aos poucos se tornando uma potência mundial, mas encontrava na Inglaterra um forte concorrente para os seus interesses expansionistas. A solução encontrada pela França foi o confronto direto com os ingleses, porém acabou sendo derrotada pela excelente esquadra inglesa na Batalha de Trafalgar.
Como represália a vitória inglesa na Batalha de Trafalgar, Napoleão resolve decretar o Bloqueio Continental, onde proibia os países europeus de comercializar com a Inglaterra.
Portugal, por depender economicamente do comércio com a Inglaterra, não acatou de imediato a imposição francesa. Além disso, Lord Strangford, embaixador inglês, tentava convencer D. João de assinar um acordo que determinava, entre outras coisas, a transferência da corte portuguesa para o Brasil e facilidades comerciais inglesas no Brasil. Em troca, Portugal receberia proteção dos britânicos.
Cansado da demora de D. João, Napoleão resolve invadir Portugal com a ajuda da Espanha, em busca da derrubada do governo Bragança. Diante de tal situação, em novembro de 1807, A Família Real e cerca de 15 mil pessoas da corte portuguesa abandonam Portugal levando apenas o que conseguiam colocar nos navios. Assim, partem em direção ao Brasil.
Vale ressaltar que a idéia de transferência para a colônia já tinha sido cogitada em várias oportunidades. Como por exemplo, em 1580, em que diante da invasão espanhola, o prior do Crato D. Antonio foi aconselhado a vir para o Brasil. Assim como, em 1762, temendo uma invasão franco-espanhola, Marquês de Pombal sugeriu ao rei que tomasse medidas de segurança como a de ancorar naus diante do palácio para que, em caso de emergência, viesse em segurança para o Brasil.
- Quais as transformações ocorridas no Brasil com a presença da Família Real?
Com a chegada da Família Real portuguesa, o Rio de Janeiro precisou se adequar aos moldes europeus, já que precisava mostrar-se digna de ser sede de uma monarquia. O trabalho de modernizar a cidade não iria ser fácil, pois segundo o viajante inglês, John Luccock, a cidade era lotada de sujeira.
D. João tratou de revitalizar a nova capital do império fundando teatros e organizando novos eventos culturais na cidade. Além disso, criou o Jardim Botânico para promover uma imagem civilizada do Rio de Janeiro. Buscando estimular a produção artística, cientifica e cultural, criou as Escolas de Medicina na Bahia e no Rio de Janeiro, a Imprensa Real, a Academia Real Militar, a Biblioteca Real e patrocinou a vinda de artistas europeus para que retratassem a paisagem e os costumes locais.
Criou também órgãos públicos como ministérios, tribunais, Casa da Moeda e o Banco do Brasil.
- Qual o significado da presença do Brasil nas exposições universais?
A presença brasileira nas exposições universais deve ser vista como um modo estratégico de mostrar nossas particularidades nacionais, como o índio e a mata, porém tentando mostrar para as outras nações a nossa face mais civilizada
A exposição foi a oportunidade perfeita para mudar a imagem externa do país e mostrar o quanto ele estava civilizado. Por isso, o empenho do próprio imperador de investir na elaboração do estande brasileiro e de incentivar os produtores entregando pessoalmente os prêmios aos vencedores.
- Descreva os preparativos para a exposição, na perspectiva de implementar uma imagem glamourizada do Brasil.
Para escolher o estande que representaria o Brasil nas exposições estrangeiras havia toda uma mobilização interna para garantir a qualidade do representante. As províncias realizavam suas feiras prévias e os produtos escolhidos disputavam numa mostra nacional. A partir daí, os vencedores apresentariam seus produtos no âmbito internacional.
O incentivo financeiro partia do próprio imperador, já que o mesmo acreditava que a ida dos produtos às mostras internacionais proporcionaria maior propaganda e visibilidade para o Brasil.
Na primeira apresentação internacional, o Brasil levou seus principais como café, algodão, guaraná, erva-mate, chá e vários outros. Levou também alguns produtos da nossa indústria, porém os premiados foram o café e a cerâmica, mostrando o quanto o lado selvagem brasileiro era valorizado.
- Na visão dos viajantes, qual o significado das festas no Brasil? Exemplifique com o desfile das irmandades religiosas
“Então esses personagens, vestidos de reis Magos, dedilhando as cordas de seus instrumentos, dançavam e cantavam...”. Foi assim que Mello Moraes descreveu a festa de Reis, realizada tradicionalmente no início do ano. Moraes ressalta a adequação feita pelos africanos em relação aos rituais católicos, unindo esses aos ritos praticados por eles na África.
...