Resumo Comunidades Tribais: Educação Difusa
Por: Bru.na • 31/8/2017 • Resenha • 1.270 Palavras (6 Páginas) • 3.544 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTORICOS DA EDUCAÇÃO
Bruna Rodrigues Martins da Silva
Eduarda Pereira da Silva
Fabricia Santos Araújo
Fabrizya Pinheiro Marques
Gerlane Sousa Silva
Rayane Fernandes de Aguiar
Yanna Kariny Teles da Costa
[pic 2]
CRATO – CE
2017
BRUNA RODRIGUES MARTINS DA SILVA
EDUARDA PEREIRA DA SILVA
FABRICIA SANTOS ARAÚJO
FABRIZYA PINHEIRO MARQUES
GERLANE SOUSA SILVA
RAYANE FERNANDES DE AGUIAR
YANNA KARINY TELES DA COSTA
[pic 3]
COMUNIDADES TRIBAIS: A EDUCAÇÃO DIFUSA
Resumo Texto Didático apresentado à Disciplina Fundamentos Históricos da Educação do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Regional do Cariri – URCA, como requisito parcial para obtenção de aprovação na referida Disciplina, sob a orientação do Prof. Dr. Manuel José Pina Fernandes.
CRATO – CE
2017
Período pré-histórico caracterizado pela vida na tribo marcada pela tradição local de mitos, que nos faziam entender que o mundo indiretamente, e os ritos, que eram várias atividades organizadas onde as pessoas se expressavam através de comportamentos, gestos, símbolos e etc. Esses ritos fortaleciam a nossa crença.
No período paleolítico (Idade da pedra lascada) viviam o homo sapiens (Nome dado à espécie dos seres humanos) uma de suas principais características era o raciocínio e o pensamento. Eles eram nômades, ou seja, se deslocavam para outros lugares para buscar água e alimentos. Uma grande descoberta no paleolítico foi a do fogo. Para eles, o fogo era algo sobrenatural, pois eles eram pouco desenvolvidos. Utilizavam o fogo para fazer rituais funerários e religiosos. No filme (A guerra do fogo, 1982) de Jean-Jacques Arnaud, mostra a vida dos homo sapiens após a descoberta do fogo. Segundo alguns arqueólogos, os primeiros instrumentos começaram a serem produzidos há cerca de 2,4 milhões de anos, pelo homo habilis (Espécie de hominídeo considerado habilidoso e inteligente).
No período neolítico (Idade da pedra polida), os homens deixaram de ser nômades para se tornarem sedentários devido ao desenvolvimento da agricultura e da domesticação dos animais que juntos permitiu um aumento na produção de alimentos. Conforme o passar do tempo foram desenvolvendo as primeiras comunidades e surgiu a organização de trabalho, os homens se encarregavam de caçar, pescar e proteger sua família. As mulheres cuidavam dos filhos e preparavam os alimentos.
Os homens começaram a construir habitações mais resistentes, pois tinham que ter uma morada fixa. Eles utilizaram madeira, argila e pedras para construir palafitas nas beiras dos rios e lagos.
Tribo é um grupo de pessoas que estão unidas por uma cultura, crença, costumes comuns entre outras coisas. Nesses grupos tribais não há existência de escolas, classes, Estado, comércio e história. No entanto, não podemos dizer que nessas sociedades não haja educação, pois o aprendizado está relacionado ao seu espaço de convívio, tendo como exemplo suas necessidades de sobrevivência.
Segundo o etnólogo francês Pierre Clastres explicar as sociedades pelo que lhes falta impede compreender melhor a sua realidade, ou seja, aceitar que são diferentes de nós e não inferiores, tornará essa compreensão mais clara. Essa é uma cultura na qual os indivíduos acreditam que a natureza está carregada de deuses, com a tradição se impondo na crença e transmitindo mitos e ritos oralmente .
Acontecia nas comunidades tribais o aprendizado que diferenciava da que temos hoje. Podemos chamar o mesmo de Educação Difusa ou educação por imitação, ou seja, não era ainda aderido o meio pedagógico reproduzido pelas escolas. Desse modo as instruções dadas por meio dos poucos primitivos foram essencialmente importantes para um encantamento do progresso educacional.
As crianças atraídas pela forma de se expressar e os movimentos corporais dos adultos, aprendiam imitando-os e se adaptando em suas rotinas e crenças que eram relacionados aos rituais. Com isso as crianças iam se adequando a sua maneira de vida, através de suas experiências.
Há tribos que ainda utilizam dessa forma de ensino próprio através de costumes e como antes primeiramente os pais transmitiam esse saber e depois os sacerdotes que tinham um conhecimento mais abrangente. Destacando-se alguns como o feiticeiro que era prestigiado e não privilegiado. Assim a compreensão mítica nos mostra a educação como algo especial, já com uma visão fundamental para a vida e relações humanas. Portanto os ritos marcam as passagens de sobrevivência.
O surgimento da escrita foi obrigatório para a evolução do conhecimento humano. Nesse período houve transformações como: Transformações técnicas e uma dessas transformações foi a primeira revolução industrial que foi marcada pela transformação da técnica em tecnologia, o surgimento das cidades e o excedente de produção (produzir além do sustento necessário) e essa parte que não era utilizada passou a ser destinada para os comércios e assim surgiram as classes sociais.
...