Resumo exposição sobre holocausto
Por: cams098 • 21/4/2015 • Resenha • 320 Palavras (2 Páginas) • 266 Visualizações
A exposição foi organizada em ordem cronológica, onde o primeiro quadro perto da entrada tinha o numero 1 esculpido em pedra e uma folha caída, para mim esse quadro representava o começo de tudo e a folha seria a esperança, e em seguida começa a “caçada aos judeus”.
Os quadros seguintes mostram explicitamente esta perseguição que culminou com o aprisionamento de milhares de pessoas, no foto em que aparece a roupa que os prisioneiros usavam no campo de concentração aparece a numeração na manga, é um numero alto (milhares) de pessoas e isso em somente um campo.
Em seguida tem a foto dos sapatos amontoados representa, em meu ver, o processo que os nazistas faziam com seus prisioneiros que é o de se apropriar de todos os seus pertences pessoais, na imagem só aparecem sapatos mas poderia ser fotografias, suas riquezas ou óculos (imagem seguinte)
Por conseguinte tem a imagem de papeis carbonizados com objetos ligados a religião dentro, que pode ser a reza com esperança de dias melhores. Depois vem a placa que orienta os motoristas e apesar de estar em alemão eu entendi como a divisão entre o lugar que ficavam as pessoas “indesejadas” e os alemães, assim como outra foto que mostra a cerca no limite do campo de concentração.
O fotografo, em seguida, expõe varias latinhas onde pode se observar que cada uma tem uma caveira indicando que aquilo é veneno, esta foto se completa com a do lado que mostra a câmera de gás, onde aqui deixo explicito que essas duas imagens fariam qualquer um se comover. E por fim vem a imagem rustica de uma forca que também poderia servir de guilhotina, para mim o significado é de que a Alemanha nazista matava os judeus de todos os jeitos possíveis, e o mais brutal era quando matavam e eles continuavam vivos.
...